Comunicado de Imprensa

Na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento vai conhecer os efeitos dos plásticos no oceano

22 de Maio de 2017



Na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento vai conhecer os efeitos dos plásticos no oceano


O plástico invadiu o nosso dia-a-dia e uma grande quantidade acaba por ir parar ao oceano. Todos podemos dar o nosso contributo na resolução deste problema é a mensagem da exposição Um Oceano sem Plástico que inaugura esta quarta-feira, dia 24 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. A abertura é seguida de um diálogo com os cidadãos sobre a poluição por plástico e de um piquenique sustentável, na Praia da Mata, na Costa da Caparica.

Todo o plástico que não é colocado nos recipientes apropriados vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao oceano. Os animais marinhos ficam presos nos resíduos ou confundem-nos com alimento. À medida que o plástico se degrada, vai dando origem a pequenos fragmentos muito difíceis de detectar e que estão a entrar na cadeia alimentar. 

A inauguração da mostra está marcada para as 10.00, na presença de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva; Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa e Herro Mustafa, da Chargée d´Affaires da Embaixada Americana em Portugal. Às 10.30 realiza-se uma sprintalk Microplásticos em ambientes marinhos com Filipa Bessa do MARE-UC, Laboratório MAREFOZ. 

A exposição, produzida pelo Aquário Nacional da Dinamarca e pela ONG Plastic Change, conta com o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos e da Comissão Europeia. A mostra, que já esteve em Copenhaga e Tallinn, chega agora a Lisboa, onde ficará até 15 de Agosto. Segue depois para Valeta, Génova e por fim Bruxelas.

Segue-se, às 11.15, um diálogo com os cidadãos Como tornar o oceano mais limpo e sustentável? Políticas europeias e prioridades nacionais, com João Aguiar Machado, Director-Geral dos Assuntos do Mar e da Pesca da Comissão Europeia; Fausto Brito e Abreu, Director-Geral da Direcção-Geral de Política do Mar e Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Oceano Azul. A moderação está a cargo de Carla Tomás, do semanário Expresso.

Desafiamos depois os participantes a juntarem-se a nós com um farnel sustentável para um piquenique anti-plástico na Praia da Mata, na Caparica, às 13:30. Poderão também participar numa recolha de microplásticos, em colaboração com a Associação Bandeira Azul e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho. 

A participação é gratuita mediante inscrição obrigatória.

Programa completo.

ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se