Comunicado de Imprensa

Treino espacial: 200 alunos à prova no Pavilhão do Conhecimento

21 de Março de 2017



É já esta quinta-feira, dia 23 de Março, entre as 10.30 e a 17.00, que o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva volta a transformar-se num verdadeiro campo de treino para “astronautas”.

200 estudantes do 1.º ao 3.º ciclo, de seis escolas de todo o país, participam no encontro nacional da Missão X - Treina como um Astronauta 2017, um projecto internacional de ciência e educação da NASA e da ESA que tem como objectivo estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico.

Equilíbrio, coordenação, orientação espacial, controlo corporal, força, agilidade e tempo de reacção são algumas das aptidões postas à prova neste programa de exercícios preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e inspirado no treino dos astronautas.

O programa no Pavilhão do Conhecimento contempla ainda duas conversas com os cientistas Rui Dias, da Universidade de Évora, e Galopim Carvalho, professor jubilado da Universidade de Lisboa, sobre meteoritos e a formação da Lua. Os candidatos a astronautas vão também passar pela Cozinha é um Laboratório para ficarem a conhecer os desafios da alimentação no Espaço, e vão ver de perto e ficar a saber quais as características especiais dos fatos usados pelos astronautas nos passeios espaciais.

As turmas participantes na final da Missão X foram seleccionadas com base no trabalho que desenvolveram ao longo de dois meses nas suas escolas, tendo cumprido com sucesso os desafios sobre ciência, nutrição e desporto propostos pela ESA e pela NASA, em colaboração com cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas. O blogue da Missão X foi a ferramenta usada para partilhar com toda a comunidade envolvida os resultados obtidos.

O projecto Missão X envolve 39 países e é coordenado em Portugal pela Ciência Viva através do ESERO Portugal.

Escolas Participantes:

Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
EB1 Quinta das Flores de Coimbra
Escola Secundária Antero de Quental dos Açores
Escola Secundária Campos Melo da Covilhã

Mais informações em www.cienciaviva.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se