Salvar espécies da extinção em debate no próximo Dia C
27 de Março de 2017
Salvar espécies da extinção em debate no próximo Dia C
Esta quinta-feira, 30 de Março, às 19.30, salvar espécies da extinção: a recuperação e a protecção dos habitats vão estar em debate no Pavilhão do Conhecimento, na edição deste mês do Dia C.
São oradores convidados os biólogos Eduardo Santos, da Liga para a Protecção da Natureza, e Cristina Branquinho, do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa.
A biodiversidade tem implicações sociais e culturais, ecológicas e de sustentabilidade. Reflecte-se ainda na distribuição da população e equilíbrio do território, na protecção dos solos e dos recursos hídricos, na defesa contra a erosão e na proteção das espécies e dos ecossistemas.
Neste Dia C estará em foco o lince ibérico, uma espécie em perigo de extinção em Portugal, devido a diferentes ameaças ao seu habitat. Esta espécie tem merecido especial atenção por parte de organizações ligadas à protecção da natureza através de várias iniciativas de recuperação e conservação do seu ambiente. Veremos como inverter o declínio das populações deste felino, protegendo os territórios onde vivem e tornando mais sustentáveis as actividades neles praticadas nesses territórios, com o contributo da comunidade científica mas também de agentes locais como proprietários, gestores e agricultores.
O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objectivos para o crescimento sustentável da ONU.
A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.
Esta iniciativa tem como media partner o jornal Público.