Comunicado de Imprensa

.COME à descoberta da alimentação saudável no Pavilhão do Conhecimento

13 de Março de 2017



.COME à descoberta da alimentação saudável no Pavilhão do Conhecimento


De 16 a 19 de Março, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva apresenta uma programação dedicada à alimentação, saúde e sustentabilidade com mais de 50 actividades experimentais, workshops, projectos de ciência e tecnologia, debates e filmes de participação gratuita.

Durante quatro dias, o evento .COME junta investigadores, produtores, nutricionistas e chefs de cozinha que vão abordar os processos sustentáveis de produção agrícola, os hábitos de alimentação saudável, a dieta mediterrânica e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Esta quinta-feira, 16 de Março, os visitantes podem fazer um rastreio solidário de doenças cardiovasculares, cujo valor reverte a favor da Maratona da Saúde, assistir a um showcooking de dieta mediterrânica e participar no debate "A dieta mediterrânica e a prevenção de doenças cardiovasculares”, das 19.00 às 21.00, com os investigadores Manuel Franco, da Universidade de Alcalá de Madrid, e Maria João Gregório, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Na sexta-feira, 17 de Março, durante todo o dia os participantes são desafiados a partir à descoberta de novos alimentos e sabores, a deixarem-se guiar pelos sentidos e a descobrirem como os alimentos saudáveis também são saborosos. Ao final da tarde, das 18.00 às 21.00, pais, estudantes, professores, nutricionistas, políticos e empresários vão sentar-se à mesma mesa para discutir a alimentação saudável de crianças e jovens. Cantinas escolares, espaços de alimentação alternativos, educação para a alimentação em contexto escolar e familiar são os temas em foco neste debate.

No sábado, 18 de Março, o público é convidado a participar em actividades práticas e workshops e a contactar directamente com cientistas que desenvolvem a sua investigação na área da alimentação. Haverá ainda tempo para uma ida ao cinema, para explorar uma mostra fotográfica que retrata o que se come em todo o mundo, para aprender a fazer uma horta e a confeccionar alimentos saudáveis. 
 
No último dia, no domingo, a equipa do Pavilhão do Conhecimento vai estar no Time Out Market Lisboa onde vai explicar porque somos intolerantes a certos alimentos, ensinar a decifrar os rótulos dos produtos que enchem as prateleiras das despensas, e dar a conhecer os níveis de açúcar e gordura de alguns alimentos processados.

Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do projecto europeu ERC=Science2, que dá a conhecer o European Research Council e a ciência que se faz na Europa, e que conta com a participação de um conjunto de unidades portuguesas de investigação.

Mais em www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo