Comunicado de Imprensa

Domingo vamos fazer código

09 de Dezembro de 2016



Domingo vamos fazer código


No próximo domingo, 11 de Dezembro, das 11.00 às 19.00, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva vai mostrar tudo o que o Movimento Código Portugal fez durante uma semana e a primeira árvore digital programada em tempo real por milhares de participantes em todo o país - a Árvore do Código.

E chegou a hora de aprender, de forma divertida, a programação e o pensamento computacional, a nova literacia do século XXI. Para tal, o Pavilhão do Conhecimento está de portas abertas este domingo, com um vasto programa para todas as idades, com workshops, instalações artísticas e demonstrações, envolvendo alunos, cientistas, programadores, artistas e empresas. A entrada é gratuita.

Descobrir como pensam os computadores e como evoluíram os jogos, desenvolver apps, controlar robôs de salvamento, programar micro-satélites, medir sinais biomédicos e transformar objectos do dia-a-dia num botão ou num touchpad são algumas das dezenas de actividades que vão decorrer ao longo do dia no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Às 16.00, dirigentes das empresas Google, Microsoft, IBM, Altran, Cisco e Critical Software, debatem com o público os actuais desafios e oportunidades no domínio das competências digitais.

O Movimento Código Portugal é a mais recente iniciativa governamental para as competências digitais no século XXI. A parceria com a Ciência Viva e a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA tornaram possível a maior iniciativa colectiva de programação computacional realizada em Portugal. 

Ao longo de uma semana, mais de mil escolas resolveram desafios de programação, cujos resultados recolhidos em tempo real foram iluminando uma grande árvore de natal digital projectada no Pavilhão do Conhecimento. A árvore está também acessível no website do Movimento. Cada luz representa uma escola, com a sua página própria de resultados dinâmicos, aos quais é possível aceder clicando na árvore. Toda esta acção foi concebida para sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância central da cultura tecnológica e das competências computacional no desenvolvimento do país.

Estarão presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor; a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo; o Secretário de Estado da Educação, João Costa; o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita e o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. 

Miúdos e graúdos vão descobrir que escrever código é mais fácil do que parece.

Programa completo.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo