Comunicado de Imprensa

Sustentabilidade é o tema do primeiro Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

07 de Novembro de 2016



Sustentabilidade é o tema do primeiro Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência


Esta quinta-feira, 10 de Novembro, comemora-se pela primeira vez o Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência, uma parceria entre a UNESCO e as diferentes redes internacionais de museus e centros de ciência. 

A par com o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento, instituído pela UNESCO e também comemorado neste dia, centros e museus de ciência de todo o mundo são convidados a desenvolver actividades tendo como base os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva junta-se a esta comemoração com um debate participativo dedicado ao tema da sustentabilidade das cidades, que visa promover a reflexão e a discussão públicas em torno da recuperação urbana sustentável.

Entre as 19.00 e as 20.30 os participantes juntam-se a investigadores e autarcas para debater problemas e ideias em torno do futuro da mobilidade e transportes, reabilitação urbana, espaços verdes, turismo e higiene urbana. 

Entre as 20.30 e as 22.30 todos os participantes são convidados a fazer parte do grande debate, em que ao estilo de uma Assembleia participativa, as soluções encontradas pelos grupos de trabalho serão discutidas por um público mais alargado.

As escolas também são convidadas a celebrar este dia com um circuito de desafios sobre a sustentabilidade das cidades. A partir das 10.30, os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário vão explorar um percurso ao estilo de peddy-paper, com cerca de 90 minutos de duração, e discutir os principais problemas e desafios para uma cidade mais sustentável. 

A discussão participativa é cada vez mais importante numa sociedade que se pretende informada e actuante, em que os cidadãos têm um papel activo na discussão dos temas ligados ao seu dia-a-dia e na deliberação das respectivas soluções.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia .

Programa completo em www.pavconhecimento.pt 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo