Comunicado de Imprensa

Largo junto ao Pavilhão do Conhecimento recebe o nome de José Mariano Gago

17 de Novembro de 2016



Largo junto ao Pavilhão do Conhecimento recebe o nome de José Mariano Gago


DIVULGAÇÃO IMEDIATA

A partir do próximo dia 24 de Novembro, quinta-feira, o largo em frente ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, passará a designar-se “Largo José Mariano Gago”, em homenagem ao fundador da Ciência Viva.

A inauguração terá lugar às 12.30 no Dia Nacional da Cultura Científica, uma data instituída pelo antigo Ministro da Ciência e da Tecnologia em 1996, em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, professor, divulgador de ciência e poeta. 

A cerimónia de atribuição do topónimo contará com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. 

Alunos da Escola Básica do Alto do Moinho, da Escola Secundária D. Dinis, da Escola Secundária da Cidadela e da Universidade Sénior da Póvoa de Santa Iria irão plantar no largo um plátano oriental (platanus orientalis), árvore que acompanha o conhecimento. O acto conta com uma intervenção de Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto, e Tiago Carvalho Rosa, bisneto de Rómulo de Carvalho, fará a leitura do “Poema das Folhas Secas de Plátano”, de António Gedeão. 

Esta homenagem integra as comemorações dos 20 anos da Ciência Viva, também assinaladas pela apresentação pública de uma exposição patente no Pavilhão do Conhecimento, livro e arquivo histórico online (estará disponível ao público em arquivo.cienciaviva.pt), que retratam duas décadas de actividade ao serviço da educação e cultura científica. Neste dia a entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo