Comunicado de Imprensa

João Magueijo no Pavilhão do Conhecimento para apresentar “O Jazz da Física”

18 de Outubro de 2016



João Magueijo no Pavilhão do Conhecimento para apresentar “O Jazz da Física”


João Magueijo, Professor de Física no Imperial College de Londres, estará no Pavilhão do Conhecimento esta quinta-feira, 20 de Outubro, às 18.30, para apresentar o mais recente título da colecção Ciência Aberta, editada pela Gradiva: “O Jazz da Física – A Ligação Secreta entre a Música e a Estrutura do Universo”, de Stephon Alexander.

Nas palavras de João Magueijo, “A música, a física e a matemática têm estado em sintonia desde Pitágoras e Kepler, mas o livro de Stephon Alexander cria uma nova e poderosa ressonância, juntando o improviso jazzístico com a volátil personalidade da mecânica quântica, fazendo vibrar as fronteiras da cosmologia e da gravidade quântica como em nenhum outro livro”.

Stephon Alexander é Professor de Física na Universidade de Brown e vencedor do Prémio Bouchet da Sociedade Norte-Americana de Física. É também músico e gravou recentemente o seu primeiro álbum de jazz electrónico com Erin Rioux.
A entrada é livre.

Sinopse do livro

Física com notas de música, uma combinação fascinante. Inspirado por Einstein, Coltrane colocou a física e a geometria no centro da sua música. Neste livro, o físico e músico de jazz Stephon Alexander recorre ao jazz para responder a algumas das perguntas mais inquietantes da física sobre o passado e o futuro do Universo. Seguindo os grandes mestres que desenharam inicialmente as relações entre música e física, onde se incluem Pitágoras, Kepler, Newton e Einstein, esta obra revisita o mundo antigo e transporta-nos para o presente. 

Nesta viagem cosmológica, o leitor é convidado a acompanhar a história do autor, na sua busca de conciliar a sua paixão tanto pela música como pela física. Ao tocar saxofone e improvisar com equações, Stephon Alexander descobriu a conexão entre as ondas fundamentais que compõem o som e as ondas fundamentais que compõem tudo o resto.

“Neste livro, a música será a analogia que nos ajudará não só a compreender boa parte da física e cosmologia modernas, mas também a desvendar alguns dos recentes mistérios com que os físicos se defrontam”.

Cobrindo a história do Universo, do Big Bang à eternidade, toda a sua estrutura, da macroescala à microescala, este livro inspirará qualquer pessoa interessada nos mistérios do Universo, da música e da própria vida.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo