Dia Internacional do Animal

No dia 4 de Outubro convidamo-lo a visitar o Pavilhão do Conhecimento na companhia do seu animal de estimação. É o nosso presente para si no Dia Internacional do Animal

Além da entrada dos animais domésticos, preparámos para este dia actividades experimentais que darão a conhecer a anatomia de algumas espécies e de que forma esta se relaciona com o seu comportamento e o ambiente que ocupam. 

Que animais habitam onde? E porquê? Por que é que as minhocas são indispensáveis ao solo? Quais as diferenças entre animais selvagens e domésticos? Como reagem e se adaptam as formigas ao frio e à luz e por que é que algumas têm a cabeça bem mais desenvolvida do que outras?

Visite-nos e fique a conhecer melhor os bichos que tem em casa. Quanto a eles, vão descobrir que, afinal, a ciência não é um osso assim tão difícil de roer… 

Nota: A visita dos animais de estimação obedece obrigatoriamente às regras de saúde, higiene e segurança expressas na legislação vigente. Consulte aqui.

Programa

Átrio 

Consultório do Treinador

Quer compreender melhor o seu animal?  Com a colaboração com a Além da Trela - Treino Canino Especializado, venha aprender dicas para melhor comunicar com o seu cão.

Consultório de Peluches

O peluche lá de casa está doente… Mas o que será que tem? O consultório está instalado e pronto a receber os pacientes. Se tem crianças em idade pré-escolar, e tratar do vosso peluche é motivo de preocupação, faça-nos uma visita com ele a tiracolo. Nós tratamos do diagnóstico e do tratamento. 

Ginástica Animal (a partir das 12.00):

Marchando, correndo ou saltando, será capaz de chegar à meta imitando um animal? Venha testar os seus limites e agilidade numa Corrida Animal! 

Conhecer as Formigas

Originárias do período Cretácico, as formigas evoluíram e colonizaram quase todos os ambientes terrestres actualmente disponíveis. Mas o que promoveu o sucesso destes insectos sociais? Vamos observar formigueiros, explorar a vida social das formigas, descobrir de que se alimentam, como comunicam e como se defendem. 

Cães Astronautas – A relação moderna entre cão e homem | 15.00 e 17.00

Conhece algum cão famoso? Como se enquadra “o melhor amigo do homem” nas sociedades modernas? Vamos explorar a relação entre o homem e o cão com a nossa veterinária de serviço.  

Minhocas na Cabeça

Minhoca ou lagarta, quem é quem? Esta actividade vai permitir conhecer algumas curiosidades sobre as minhocas, o seu estilo de vida e a sua importância no meio ambiente através da observação e de experiências simples.    

“Petionary”

Conhece o seu animal de estimação ao pormenor? Aceite o desafio e venha testar as suas capacidades de desenho num divertido jogo para todas as idades. 

Pesca sustentável

Será que existe um número infinito de peixes? Qual o tamanho mínimo que podemos pescar? As redes de pesca são todas iguais? Venha pescar e descobrir!            

Devolve à origem

Todos os dias nos cruzamos com inúmeras espécies animais e vegetais. Alguma vez se questionou se são autóctones ou como cá chegaram? Venha conhecer melhor algumas espécies exóticas e o seu impacto no nosso ambiente.  

Cantinho da Ciência | 10.00, 11.30, 14.00 e 16.00

Trilho das espécies*:

Numa região até então desconhecida, povoada por estranhos animais, a equipa de pequenos exploradores vai ter uma missão muito especial: descobrir, caracterizar e identificar os habitantes deste misterioso ecossistema.  

Varandim

“Photopet”

Não é todos os dias que os nossos melhores amigos podem entrar no Pavilhão do Conhecimento. Aproveite a ocasião e tire uma fotografia para mais tarde recordar!

 

*Marcações prévias online ou no próprio dia, na bilheteira. Actividade gratuita mediante aquisição de bilhete de acesso às exposições.





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo