Comunicado de Imprensa

Pavilhão do Conhecimento viaja até 2030 na Noite Europeia dos Investigadores 2016

23 de Setembro de 2016



Pavilhão do Conhecimento viaja até 2030 na Noite Europeia dos Investigadores 2016


Como vai ser a vida em 2030? Da exploração do nosso cérebro às viagens espaciais, da saúde à alimentação, da energia às alterações climáticas, como irá a ciência mudar o nosso dia-a-dia? 

Na Noite Europeia dos Investigadores, 30 de Setembro, sexta-feira, entre as 18.30 e as 02.00, vamos espreitar o futuro com os nossos cientistas no Pavilhão do Conhecimento. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. 

No mesmo dia e à mesma hora, dezenas de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva em 30 pontos do país promovem uma noite de convívio informal entre cientistas e público de todas as idades. Mostrar aos cidadãos quem são os nossos investigadores, o que os motiva e a importância do que fazem para a sociedade, e conhecer a ciência que se faz em Portugal são os objectivos desta iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 300 cidades. 

No Pavilhão do Conhecimento, a Lisbon Film Orchestra vai ser a banda-sonora perfeita desta noite e abre a programação no espaço exterior, às 18.30. A noite segue com performances artísticas, workshops, sprintalks, experiências e demonstrações, debates e jogos, sem nunca desviar o olhar da tela e de filmes que marcaram várias gerações como WALL-E, Jurassic Park, Frankenstein, A.I. - Inteligência Artificial, Perdido em Marte, Regresso ao Futuro e Vinte Mil Léguas Submarinas 

Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e do Conselho de Laboratórios Associados) e Carmo Fonseca (Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa) irão debater as promessas e desafios das terapias genéticas; Ângelo Cid é o coreógrafo de um bailado contemporâneo inspirado no trabalho de investigação dos neurocientistas da Fundação Champalimaud; Patrícia Borges (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche) irá preparar um menu marinho sustentável; Teresa Summavielle (IBMC), Telmo Clamote e Noémia Lopes (ISCTE/Egas Moniz) vão animar um debate sobre melhoramento cognitivo. 

Astrónomos portugueses do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão guiar-nos numa viagem pelos céus partilhando histórias com milhões de anos enquanto, no exterior, poderemos acompanhar o abraço final da sonda Rosetta ao seu cometa através da transmissão da Agência Espacial Europeia. 

Vamos pilotar robôs subaquáticos, treinar como os astronautas, experimentar drones controlados pelos músculos, produzir e-têxteis com materiais condutores flexíveis, conhecer as plantas que farão parte da nossa alimentação, dar novo uso a resíduos alimentares como o soro do queijo, a levedura de cerveja e as escamas de peixe, explorar o potencial biotecnológico das microalgas, descobrir como das bactérias se extraem componentes para medicamentos, cosméticos e até combustíveis. E porque a vida dos cientistas não é só laboratório, estes vão dar-nos música no espaço "Bandas de garagem". 

A entrada na Noite Europeia dos Investigadores é gratuita, a experiência inesquecível.  

Programa completo em www.pavconhecimento.pt 

 

Programação nacional em noitedosinvestigadores.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo