Comunicado de Imprensa

Nobel da Física explica tudo sobre neutrinos no Pavilhão do Conhecimento

02 de Setembro de 2016



Nobel da Física explica tudo sobre neutrinos no Pavilhão do Conhecimento


DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Na próxima terça-feira, dia 6 de Setembro, às 18.00, Arthur B. McDonald, Prémio Nobel da Física em 2015, estará no Pavilhão do Conhecimento para falar das suas experiências com detectores de neutrinos no fundo de uma mina que mudaram a nossa compreensão do mundo das partículas. “A deeper understanding of the universe from 2 km underground” é o título da palestra, organizada em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física e com o LIP-Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas que participa nestas experiências desde 2005.

Os neutrinos são partículas elementares produzidas no universo, por exemplo pela fusão nuclear no interior de estrelas, e na Terra pela interação com os raios cósmicos na atmosfera terrestre ou em aceleradores de partículas e reactores nucleares. Muito difíceis de detectar, facilmente atravessam grandes extensões de rocha e por isso os detectores do Sudbury Neutrino Observatory (SNO) estão instalados a cerca de 2km de profundidade.

Estas experiências levaram à descoberta que os neutrinos têm massa, ao contrário do que que era previsto no Modelo Padrão da Física de Partículas, e valeram a Arthur B. McDonald o prémio da Academia Sueca, partilhado com o físico japonês Takaaki Kajita, do projecto SuperKamiokande. Esta descoberta levantou ainda questões importantes na fronteira entre a física de partículas e a cosmologia, que são objecto de uma nova geração de experiências.

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo