Comunicado de Imprensa

Estes satélites têm uma lata! Final CanSat Portugal 2016

13 de Abril de 2016



Estes satélites têm uma lata! Final CanSat Portugal 2016


Já estamos em contagem decrescente para a final do CanSat Portugal 2016, que terá lugar no próximo sábado e domingo, dias 16 e 17 de Abril, no Aeródromo Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.

Cerca de 100 alunos e professores de todo o país, incluindo as ilhas, irão colocar à prova os seus micro-satélites. Cada grupo é responsável por desenvolver um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat), cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

No domingo os micro-satélites serão lançados de uma altura de 1000 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projecto espacial, recolher vários dados, tai como temperatura e humidade.

A equipa vencedora representará Portugal na final internacional da Agência Espacial Europeia, que este ano se realiza pelo segundo ano consecutivo em Portugal, entre 22 e 26 de Junho.

O CanSat Portugal é organizado pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em conjunto com o ESERO Portugal, um projecto educativo da ESA e da Ciência Viva. 

O júri que avaliará os projectos tem a participação especial do investigador Manuel Paiva e conta ainda com Agostinho Fonseca (Instituto Superior Técnico), António Falcão (Uninova), Arnaldo Oliveira (Instituto de Telecomunicações de Aveiro), Cátia Cardoso (Ciência Viva), Eduardo Ferreira (NAV), Ricardo Conde e Tiago Sepúlveda (EDISOFT) e Rui Agostinho (Observatório Astronómico de Lisboa). 

Na sessão de abertura estarão presentes Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Luís Serina, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Coordenador do Gabinete do Espaço.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo