Comunicado de Imprensa

Do bebé proveta à edição de genes: Procriação Medicamente Assistida em debate no Pavilhão do Conhecimento

25 de Janeiro de 2016



Do bebé proveta à edição de genes: Procriação Medicamente Assistida em debate no Pavilhão do Conhecimento


Esta quinta-feira, dia 28 de Janeiro, às 19.30, o tema da Procriação Medicamente Assistida estará em debate no Pavilhão do Conhecimento. Esta será a primeira conversa de um ciclo dedicado à ética nas ciências da vida, organizado em colaboração com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

São oradores convidados Paula Martinho da Silva, advogada, mestre em Bioética e investigadora sénior do Instituto de Bioética da Universidade Católica, e Miguel Oliveira da Silva, Professor Catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e obstetra-ginecologista no Hospital de Santa Maria. Ambos são membros do CNECV.

A evolução das técnicas de procriação medicamente assistida permitiu dissociar sexualidade e procriação, uma revolução científica e antropológica sempre envolta em acesa discussão ética sobre a possibilidade de manipular, preservar e seleccionar a vida humana.

Perante o admirável mundo novo inaugurado pela técnica e numa sociedade que aspira à eternidade mas que adia o nascimento, somos desafiados a pensar quem somos, quando somos e que vida sexual e reprodutiva queremos e podemos escolher.

Esta iniciativa integra as Conversas Ciência Conhecimento (Dia C) e decorre até Outubro na última quinta-feira do mês. É um espaço de discussão com especialistas sobre temas actuais e controversos onde o público é convidado a intervir. 

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia emwww.cienciaviva.pt.

O Dia C tem como media partner o jornal Público.


Próximas conferências:

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO
Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA
Dia 28 de Abril | BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL
Dia 26 de Maio | DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA 
Dia 30 de Junho | ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA
Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA
Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo