Alerta! Pavilhão do Conhecimento contagiado por exposição Viral

Alerta! Pavilhão do Conhecimento contagiado por exposição Viral


Uma exposição altamente contagiante inaugura esta quarta-feira, 11 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento. E ninguém vai ficar imune.

Como se controla uma epidemia de gripe? O que é o contágio financeiro? O que faz um vídeo tornar-se viral? Como contagiar o mundo? Será que uma ideia pode tornar-se viral? Das doenças infecciosas ao colapso financeiro, dos motins ao pânico social, do bug do milénio à influência das redes sociais, o contágio faz-se nas condições mais diversas e a ritmos cada vez mais rápidos.

Múltiplos agentes do contágio dão corpo a “módulos incubadores” que vão acolher vírus biológicos, contágios emocionais, jogos de propagação e defesa, redes sociais em acção e os comportamentos virais no mundo das finanças. Tudo isto na exposição Viral – uma experiência contagiante, num total de 24 experiências.

Com cinco áreas principais, esta exposição de imersão no mundo viral começa por explorar o que é o contágio, para tentar chegar a um conceito. A partir daí, o espaço do Pavilhão do Conhecimento é invadido pelos mais diversos agentes contagiantes até chegar ao módulo da imunidade que nos confronta também com a sensação de isolamento: “Queremos, podemos ser imunes a qualquer tipo de contágio?”.

Já a terminar a viagem, a evidência de que todos somos contágio é a provocação final da experiência viral. Uma experiência que não poderia terminar sem um derradeiro desafio a todos os visitantes: “Como quer contagiar o mundo?”.

Viral – uma experiência contagiante foi produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia). Pode ser visitada em Lisboa até Setembro de 2016.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt




Partilhe




ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se