Comunicado de Imprensa

Alerta! Pavilhão do Conhecimento contagiado por exposição Viral

11 de Novembro de 2015



Alerta! Pavilhão do Conhecimento contagiado por exposição Viral


Uma exposição altamente contagiante inaugura esta quarta-feira, 11 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento. E ninguém vai ficar imune.

Como se controla uma epidemia de gripe? O que é o contágio financeiro? O que faz um vídeo tornar-se viral? Como contagiar o mundo? Será que uma ideia pode tornar-se viral? Das doenças infecciosas ao colapso financeiro, dos motins ao pânico social, do bug do milénio à influência das redes sociais, o contágio faz-se nas condições mais diversas e a ritmos cada vez mais rápidos.

Múltiplos agentes do contágio dão corpo a “módulos incubadores” que vão acolher vírus biológicos, contágios emocionais, jogos de propagação e defesa, redes sociais em acção e os comportamentos virais no mundo das finanças. Tudo isto na exposição Viral – uma experiência contagiante, num total de 24 experiências.

Com cinco áreas principais, esta exposição de imersão no mundo viral começa por explorar o que é o contágio, para tentar chegar a um conceito. A partir daí, o espaço do Pavilhão do Conhecimento é invadido pelos mais diversos agentes contagiantes até chegar ao módulo da imunidade que nos confronta também com a sensação de isolamento: “Queremos, podemos ser imunes a qualquer tipo de contágio?”.

Já a terminar a viagem, a evidência de que todos somos contágio é a provocação final da experiência viral. Uma experiência que não poderia terminar sem um derradeiro desafio a todos os visitantes: “Como quer contagiar o mundo?”.

Viral – uma experiência contagiante foi produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia). Pode ser visitada em Lisboa até Setembro de 2016.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo