Dinossauros sobem ao palco na Conferência de Natal da Ciência Viva
16 de Dezembro de 2015
Segunda-feira, 21 de Dezembro, 19.00
Sabia que Portugal é um dos países com mais vestígios de dinossauros? Que na Lourinhã se encontra uma das maiores jazidas de ovos do mundo? E que o maior predador terrestre da Europa foi um dinossauro descoberto em Portugal?
Na próxima segunda-feira, 21 de Dezembro, às 19.00, o Teatro Nacional D. Maria II vai ser palco não de actores e actrizes mas sim de paleontólogos e dinossauros. A Conferência de Natal da Ciência Viva vai andar na peugada destas criaturas jurássicas, pela mão do investigador Octávio Mateus.
Octávio Mateus é doutorado em Paleontologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde actualmente é professor de Paleontologia no Departamento de Ciências da Terra. É também investigador convidado do American Museum of Natural History. Tem identificado novas espécies em território português e participado em inúmeras escavações um pouco por todo o mundo.
Colabora com o Museu da Lourinhã, conhecido pela sua importante colecção de dinossauros, e é filho dos seus co-fundadores. Escava dinossauros desde os quatro anos, pelo que certamente saberá falar da sua experiência a crianças a partir desta idade...
As Conferências de Natal da Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday.
O físico João Magueijo, Sergio Bertolucci, director de Investigação e Computação Científica do CERN, o astronauta da ESA Paolo Nespoli, e os cientistas polares José Xavier e Gonçalo Viera foram os convidados das edições anteriores.
A entrada na conferência é livre mediante inscrição prévia no site da Ciência Viva