Comunicado de Imprensa

Manuel Paiva é o grande vencedor do Prémio Ciência Viva Montepio 2015

19 de Novembro de 2015



O investigador Manuel Paiva, o kit educativo Biogénius e o projecto UAciência são os vencedores dos Prémios Ciência Viva Montepio 2015.

Manuel Paiva, físico doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas, que colaborou em inúmeras missões da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA e em projectos educativos nas escolas do ensino básico e secundário, foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva Montepio.

O kit educativo Biogénius, criado pelo investigador José Matos, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) para a Ordem dos Biólogos, ganhou o Prémio Ciência Viva Montepio Educação.

O projecto UAciência, coordenado pelo investigador Armindo Rodrigues em colaboração com a jornalista Ana Melo, assegura uma rubrica de ciência na revista Açores Magazine (suplemento do jornal Açoreano Oriental) e na Rádio Comercial Açores/Açores TSF e conquistou o Prémio Ciência Viva Montepio Media.

A entrega dos prémios terá lugar no Pavilhão do Conhecimento na próxima segunda-feira, dia 23 de Novembro, primeiro dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, às 19.00.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo Montepio e distinguem as personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal.

Os premiados foram seleccionados pelos representantes das instituições de investigação científica que constituem a Agência Ciência Viva (ver lista em baixo).

Nos três anos anteriores o Grande Prémio Ciência Viva Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, da Gradiva, o geólogo Galopim de Carvalho e o botânico Jorge Paiva.

Saiba mais sobre os premiados:
Manuel Paiva
Kit Biogénius
UAciência

Instituições Associadas da Ciência Viva:
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A.
Centro de Neurociências de Coimbra (CNC)
Centro de Estudos Sociais (CES)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto Biologia Molecular e Celular (IBMC)
Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto (IPATIMUP)
Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo