Comunicado de Imprensa

Os robôs como assistentes inteligentes em destaque na próxima Conferência Ciência Viva, com Estela Bicho

23 de Novembro de 2015



Será que existem mecanismos no nosso cérebro que nos fazem seres socialmente inteligentes? E se os desvendarmos, será que conseguimos construir robôs capazes de perceber intenções e dar assistência de uma forma pró-activa e inteligente?

Mesmo sem palavras, nós humanos somos capazes de adivinhar as intenções de outra pessoa, cooperar e dar assistência a quem precisa.

Esta quinta-feira, 26 de Novembro, às 19.30, a investigadora Estela Bicho, do Departamento de Electrónica Industrial, Centro Algoritmi da Universidade do Minho vem ao Pavilhão do Conhecimento falar sobre Os Robôs como Assistentes Inteligentes. O tema deste Dia C assinala a Semana Europeia da Robótica, que este ano coincide com a Semana da Ciência e da Tecnologia.

Estela Bicho falará do robô desenvolvido pela sua equipa para responder ao problema da interacção dos robôs com os seres humanos e que é já considerado um caso de sucesso da investigação científica e tecnológica na Europa.


A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

A palestra será emitida em streaming através do site do Pavilhão do Conhecimento.

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.

Próximas conferências:
21 de Dezembro, 19.00, Teatro D. Nacional D. Maria II | Conferência de Natal Ciência Viva "Na Peugada dos Dinossauros", com o paleontólogo Octávio Mateus

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo