Comunicado de Imprensa

Um olhar sobre a loucura: o que está para além dos muros?

07 de Maio de 2015



Um olhar sobre a loucura: o que está para além dos muros?


A saúde mental marca a agenda de Maio do Pavilhão do Conhecimento com três iniciativas dentro e fora de portas.

Já na próxima terça-feira, dia 12, às 19.30, vamos conhecer o dia-a-dia de um hospital psiquiátrico através da lente de Jorge Pelicano e do documentário Pára-me de repente o pensamento. A viagem do actor Miguel Borges ao interior do Centro Hospitalar Conde de Ferreira servirá de mote ao debate moderado por Conceição Lino e com a participação do realizador, Carlos Alberto Pereira (Director Clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira) e David Neto (Ordem dos Psicólogos). Entre as 18.00 e as 19.00, a exposição Loucamente estará aberta aos visitantes com entrada gratuita. 

Normalidade? Anormalidade? O que é ser normal? Quem decide, o que impõem, quais os parâmetros das decisões que podem bloquear, alienar ou mesmo matar? De 21 a23 de Maio, o Auditório José Mariano Gago recebe a peçaLimiar, levada à cena pelo Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos. O texto da autoria do encenador João Silva é uma metáfora de experiências reais e foi redigido a partir das preocupações dos actores deste grupo de teatro.

Levando a temática da saúde mental também para fora de portas, o Pavilhão do Conhecimento organiza, de Maio a Julho, visitas guiadas gratuitas ao Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e ao antigo Hospital Miguel Bombarda. Será uma oportunidade para o público em geral conhecer o dia-a-dia e a história dos hospitais psiquiátricos, contada em primeira mão por quem dela faz parte.

Inscrições em www.pavconhecimento.pt

Mais informações:

Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo