Comunicado de Imprensa

Crianças com paralisia cerebral testam veículo inovador em visita ao Pavilhão do Conhecimento

06 de Julho de 2015



Crianças com paralisia cerebral testam veículo inovador em visita ao Pavilhão do Conhecimento


O veículo foi criado através de uma parceria entre uma unidade de investigação e uma empresa com o objectivo de contribuir para a mobilidade das crianças com disfunções neuromotoras graves. A apresentação pública do projecto terá lugar esta quarta-feira, 8 de Julho, às 11.00, no Pavilhão do Conhecimento, na presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes. 

O INMAC (Independent Mobility for All Children) foi produzido pela ANDITEC, uma empresa especializada em tecnologias de apoio a pessoas com deficiência, em colaboração com o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, com o apoio do Pavilhão do Conhecimento. Trata-se de um veículo com características inovadoras que apoiam a mobilidade independente de crianças com disfunções neuromotoras graves, nomeadamente paralisia cerebral, bem como crianças com défices sensoriais e cognitivos. 

Este objectivo foi conseguido através do desenvolvimento de um protótipo industrial de um veículo especial, baseado nos resultados de um projecto ibero-americano (PALMIBER) coordenado pela ANDITEC, e em desenvolvimentos posteriores que levaram ao fabrico de vários demonstradores industriais que estão neste momento aptos a serem utilizados em centros especializados. 

Num espaço de exploração e descoberta constante, como é o Pavilhão do Conhecimento, um grupo de crianças portadoras de paralisia cerebral terá a oportunidade de testar as potencialidades do veículo, conduzindo-o autonomamente. 

Durante a apresentação no Pavilhão do Conhecimento serão doados dois veículos INMAC ao Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, tutelado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e à Fundação LWINI, de Angola, que trabalha no apoio às vítimas civis de minas terrestres. 

Mais informações:

Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira: 96 156 09 26

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo