Comunicado de Imprensa

Na exposição Pordata Viva do Pavilhão do Conhecimento há um dado adquirido: a estatística não é nenhum bicho-de-sete-cabeças

20 de Abril de 2015



Na exposição Pordata Viva do Pavilhão do Conhecimento há um dado adquirido: a estatística não é nenhum bicho-de-sete-cabeças


Será que há mesmo sete mulheres para cada homem? E é verdade que Portugal é tão pequeno, que praticamente é Lisboa e o resto é paisagem? E que somos um país de doutores e engenheiros com um gostinho especial pela preguiça? Na exposição Pordata Viva - o Poder dos Dados, estas e outras ideias feitas são postas à prova no Desmistificador. Será que resistem aos factos? 

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, desenvolvida em conjunto com a Pordata, uma base de dados estatísticos criada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, vem provar que os dados são fascinantes e que a estatística não é um bicho-de-sete-cabeças. A inauguração oficial terá lugar na próxima quinta-feira, 23 de Abril, às 16.00. Na quarta-feira, 22 de Abril, haverá uma apresentação à imprensa, às 11.30

Contra factos não há argumentos. Na verdade, no cinema da Pordata Viva, José Diogo Quintela é o protagonista de um filme cujo argumento é todo feito de factos. Guiado pelos dados, o humorista leva-nos numa viagem através do tempo. Para quem preferir discotecas, pode dar um pezinho de dança na pista ou ocupar a mesa do DJ. O objectivo é pôr a música a vibrar ao ritmo dos dados. 

No quiz "Que país é este?", estica-se e encolhe-se Portugal para representar diferentes dados estatísticos. Será que o nosso país está em boa forma e que conseguimos identificar as suas diferentes silhuetas? Mesmo ao lado, uma enorme parede de pinos permite fazer esculturas efémeras. Desde mapas 3D de Portugal, cujos relevos dão informação estatística sobre cada município, até aos corpos dos próprios visitantes. 

E porque todos fazemos parte dos dados, é muito fácil contribuir para as estatísticas na Pordata Viva. Basta dar (literalmente!) um saltinho na exposição. Cada salto acrescenta um ponto a um gráfico participativo com mais de três metros de altura. 

Na exposição Pordata Viva - o Poder dos Dados poderá viver o poder dos dados. Para visitar no Pavilhão do Conhecimento até ao final de 2015. 

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo