Comunicado de Imprensa

Especialistas de todo o mundo debatem ciência e desenvolvimento sustentável

13 de Maio de 2014



15, 16 e 17 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento.


 

Como alimentar uma população urbana em crescimento acelerado? E como fazer chegar a água potável e a electricidade a todos os cidadãos? E o acesso à Internet e às redes de conhecimento internacionais?

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de Maio mais de 50 especialistas de 19 países vão debater estes e outros problemas dos países em desenvolvimento na região do Mediterrâneo. A Fundação Sharing Knowledge reúne personalidades de todo o mundo para criar projectos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais que afectam centenas de milhões de pessoas nos países do MENA (Norte de África e Médio Oriente).

Os temas da 9ª edição edição desta conferência, organizada em colaboração com a Ciência Viva, são a Inovação e Ciência como factores essenciais ao desenvolvimento; Combate à Pobreza Extrema; Água e Alimentos: Crescimento Urbano versus Crescimento Rural; Governança e Estruturas Financeiras; Energia: aspectos da oferta e da procura e Aspirações de Modernidade.

Destacamos a participação de Robert Klapisch, físico e ex-Director de I&D do CERN, que é também presidente e fundador da Fundação Sharing Knowledge, Carlo Rubbia, Prémio Nobel da Física em 1984, Albert Sasson, consultor das Nações Unidas e fundador da Hassan II Academy of Science and Technology, John Ellis, investigador do CERN, Lionel Zinsou, Presidente da Société Française de Capital-Investissement, José Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior durante mais de dez anos e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

No final da conferência serão elaboradas recomendações e estabelecidas redes de contactos para a concretização e acompanhamento dos projectos entretanto criados.

Programa
Lista de intervenientes

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo