Comunicado de Imprensa

Jovens em Missão Espacial no Pavilhão do Conhecimento

07 de Maio de 2014



Na próxima sexta-feira, dia 9 de Maio, entre as 10h30 e as 16h30, 280 alunos vão desafiar a gravidade e pôr à prova o seu sentido de orientação espacial no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Usando como exemplo a preparação para as missões no Espaço, o projecto TREINA COMO UM ASTRONAUTA - Missão X da ESA (Agência Espacial Europeia) e da NASA, coordenado em Portugal pela Ciência Viva, incentiva os jovens a adoptar estilos de vida saudáveis.

Através de exercícios que a Faculdade de Motricidade Humana desenvolveu para o projecto, os estudantes vão testar capacidades essenciais para qualquer astronauta como a precisão espácio-temporal, o equilíbrio, a destreza, o tempo de reacção e a agilidade.

Ricardo Silvestre e Bruno Pereira, especialistas em fisiologia e nutrição da Unidade de Medicina Desportiva e Controlo de Treino do Centro de Alto Rendimento do Jamor, Joana Carneiro Pinto, do projecto Sono Escolas, Inês Camacho, do projecto Aventura Social e Mariana Lobato, velejadora olímpica, vão estar à conversa com os jovens sobre exercício físico, nutrição, vida no espaço e saúde.

Nos últimos meses, 490 alunos de 8 escolas de todo o país abraçaram a Missão X realizando um programa de exercício físico e cuidados alimentares recomendados aos astronautas. É o terceiro ano em que Portugal participa neste projecto que envolve mais de 23 países de todo o mundo.

Programa

Saiba mais em www.cienciaviva.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo