Comunicado de Imprensa

Missão Rosetta: o despertar da sonda adormecida

16 de Janeiro de 2014



Missão Rosetta: o despertar da sonda adormecida


 

Segunda-feira, 20 de Janeiro, a partir das 14.30


A sonda Rosetta, lançada pela Agência Espacial Europeia há 10 anos ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, vai finalmente acordar de um longo período de hibernação na próxima semana. A cerca de 673 milhões de quilómetros do Sol, as antenas começarão a emitir sinais para a Terra. Será que a Rosetta vai acordar bem disposta? 

Na segunda-feira, 20 de Janeiro, a partir das 14.30, os alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, vão ser espectadores privilegiados deste acordar e das primeiras comunicações da Rosetta com o ESOC, o centro de controlo da ESA, na companhia de Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa. Além de ficarem a saber mais sobre os Cometas e a história do Sistema Solar, os alunos vão aprender como os cientistas codificam mensagens em raios de luz para transmitir informação dentro do Sistema Solar, lançar foguetões e cozinhar cometas com gelo seco. 

Durante a tarde os alunos vão também trocar ideias com colegas e investigadores espanhóis e franceses. O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva organiza esta iniciativa em colaboração com o Parque de las Ciencias, em Granada, a Cité de l´Espace, em Toulouse e a Agência Espacial Europeia. 

A Rosetta é uma das mais desafiantes missões espaciais europeias. Pela primeira vez um engenho humano irá atracar na superfície de um cometa, realizando análises às poeiras e gelo de que é feito. E o que durante milénios a humanidade considerou como ameaça ou sinal de mau agouro vai finalmente revelar-nos as origens do sistema solar, onde nós próprios surgimos como espécie. 

Consulte o programa

Acompanhe em directo a emissão do ESOC que começa na madrugada de dia 20 às 3.45

Mais informações:

Ana Noronha: 96 260 33 20

Inês Fonseca: 21 891 71 00 


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo