Comunicado de Imprensa

Europeus preocupados com o excesso de lixo

14 de Novembro de 2013



Ideias de cidadãos portugueses chegam à Comissão Europeia


 

Transformar lixo em biogás, usando enzimas. Comida do tamanho de pílulas. Novos tipos de embalagem incluindo comestível. Eis algumas ideias para a investigação científica nos próximos anos. São propostas recolhidas por Museus e Centros de Ciência em toda a Europa, apresentadas no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva no dia 23 de Novembro, sábado, às 11.00

Especialistas reúnem-se para discutir a viabilidade destas ideias no contexto da investigação e da inovação tecnológica que se faz em Portugal. Exemplos práticos são apresentados ao público, que poderá experimentar algumas das práticas já disponíveis. 

Os cidadãos europeus podem pela primeira vez influenciar directamente as políticas de investigação da União Europeia. E fazem-no através de uma série de consultas inovadoras, financiadas pela Comissão Europeia e conduzidas por centros e museus de ciência dos 27 estados-membros. O projecto VOICES (Views, Opinions and Ideas of Citizens in Europe on Science) reuniu ao longo de um ano 1000 cidadãos para debater este tema. 

O VOICES mostra como os centros e museus de ciência são espaços de encontro dos cidadãos para o debate das questões que mais afectam a sociedade, diz Marzia Mazzonetto, gestora de projectos do ECSITE e coordenadora do VOICES. A UE garante que os cidadãos estão de facto a ser ouvidos, na medida em que os resultados desta consulta serão tidos em conta na investigação científica. 

Os focus groups do VOICES revelaram que os cidadãos da Europa dão prioridade à necessidade de embalagens 100% recicláveis ou biodegradáveis, a novas tecnologias para facilitar a reciclagem doméstica e à incineração de resíduos para produção de energia. Foram também apresentadas ideias inovadoras - por exemplo, caixotes de lixo inteligentes, para a reciclagem - com novos rumos para a investigação sobre gestão de resíduos. 

A União Europeia procura constantemente aproximar a Europa dos cidadãos e levar os resultados da investigação e inovação ao encontro das necessidades e expectativas da sociedade, explica Gilles Laroche, que dirige a unidade Ética e Género da DG Research da Comissão Europeia. Os centros e museus de ciência são interfaces insubstituíveis para ligar investigadores e decisores políticos com o público. A iniciativa piloto VOICES ofereceu aos cidadãos europeus uma oportunidade única para contribuírem para a definição das prioridades de investigação do Horizonte 2020. 

Em Portugal, a consulta pública foi organizada pelo Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. A prioridade foi dar voz às preocupações das pessoas sobre o lixo nas nossas cidades, e conhecer as suas ideias para uma sociedade sem desperdício, aponta Carlos Catalão, que conduziu as consultas portuguesas. 

Programa disponível em www.pavconhecimento.pt 

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26


Sobre o ECSITE
O ECSITE é a rede europeia de centros e museus de ciência e faz a ligação entre profissionais da comunicação de ciência de mais de 400 instituições em 50 países. Fundado há mais de 20 anos, o ECSITE reúne os seus membros em vários projectos e actividades, facilita a troca de ideias e melhores práticas em problemas actuais. 

logos 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo