Comunicado de Imprensa

Nova exposição do Pavilhão do Conhecimento mostra a ciência de dez histórias infantis intemporais

18 de Outubro de 2013



Nova exposição do Pavilhão do Conhecimento mostra a ciência de dez histórias infantis intemporais


 

A ciência está em todo o lado. Mas será que também a podemos encontrar no imaginário fantástico das histórias infantis? Nos castelos assombrados, na floresta labiríntica, na casa de chocolate de Hansel e Gretel, no espelho mágico da Bruxa Má ou num pé de feijão que cresce sem parar até tocar no nariz de um gigante? 

Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias é a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e abre as portas ao público no próximo dia 25 de Outubro, sexta-feira, às 18.00

É uma exposição interactiva de ciência e tecnologia que parte do imaginário mágico dos contos infantis para explorar fenómenos e conceitos das ciências naturais, como a Física, a Química, a Matemática, a Geologia e a Biologia, relacionando-os com o nosso mundo bem real. Centra-se em dez histórias que são verdadeiros clássicos infantis: Os Três Porquinhos, Alice no País das Maravilhas, O Capuchinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões, As Aventuras de Pinóquio, A Gata Borralheira, João e o Pé de Feijão, Hansel e Gretel, Ali Babá e os 40 Ladrões e A Princesa e a Ervilha

Será possível construir uma casa de palha que resista ao sopro do lobo? E uma máquina que desmascare as mentiras do Pinóquio? Porque tinha afinal o lobo uma boca tão grande? Conseguimos dar uma ajudinha à Hansel e ao Gretel para encontrar o caminho de volta para casa? Poderá o João ter uma pegada maior do que a do gigante? Teria a Branca de Neve um problema sério de despigmentação? 

Perdermo-nos numa floresta é bem melhor do que nos perdermos no trânsito, especialmente se conseguirmos sentir o passar das quatro estações, os cheiros, as texturas das árvores. E ainda encontrar uma mão cheia de fábulas: um sapo que quer ser boi, uma cegonha prevenida para o mau feitio de uma raposa e uma tartaruga que não deixa que lhe dêem a volta. 

Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias foi inteiramente produzida pelo Pavilhão do Conhecimento com a colaboração científica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Instituto de Telecomunicações (Instituto Superior Técnico), do Instituto de Sistemas e Robótica (IST), do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto), do Porto Interactive Center (UP) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. 

Mais em www.pavconhecimento.pt 

Mais informações:

Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo