Dóing - Oficina Aumentada

 

TECHNO SELVA

3º E 4º ANOS DO 1º CICLO E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO | 60 min

Nesta selva está tudo a dormir...e os animais que aqui habitam são um tanto ou quanto estranhos. Ah!...Estas espécies são do futuro e vão ser criadas pelos adultos de amanhã. Para acordar os technobichos vamos usar os littleBits, um género de “legos electrónicos” que se ligam através de ímanes, para dar vida à selva.

Principais conceitos: electrónica, circuito electrónico

 

BIKESTER

3.º e 4.º ANOS DO 1.º CICLO e 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO I 60 min

Constrói um pequeno veículo tipo dragster e liga as pilhas. Testa, melhora o chassi e a aerodinâmica. Volta a testar. Estás pronto para a corrida? 3,2,1… Vamos ver que bikester tem a melhor performance e cruza a linha de chegada em primeiro lugar!

Principais conceitos: mecânica, aerodinâmica, motor eléctrico

 

MÁQUINAS E MECANISMOS

3.º e 4.º ANOS DO 1.º CICLO e 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO I 90 min

Como funciona um carrossel? E o motor de um carro? Utilizando alavancas, rodas ou manivelas vamos explorar diversos mecanismos simples criar máquinas animadas. Esta actividade apresenta, de forma lúdica e criativa, uma variedade de mecanismos e sistemas que se encontram no mundo real.

Principais conceitos: mecânica, máquinas, mecanismos simples

 

ROBÓTICA 1.0

3.º e 4.º ANOS DO 1.º CICLO e 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO I 90 min

Capacidade max: 20 pax

Explora o fascinante mundo da robótica construindo e programando pequenos robots. Durante a actividade vamos montar robots WeDo, explorar os seus sensores e aprender a programá-los para executarem algumas tarefas.

Principais conceitos: robótica, sensores, programação

 

POP-UP ELECTRÓNICO 

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO I 90 min

Cartões 3D que se iluminam é o desafio que aqui propomos. Vamos construir um circuito em papel usando fita de cobre e electrónica simples, e ficar a saber o que são circuitos em série e em paralelo e descobrir como se ligam LED’s…. no final teremos um cartão verdadeiramente interactivo!

Principais conceitos: electrónica, circuitos, componentes electrónicos

 

ELECTRÓNICA E SOLDADURA

ENSINO SECUNDÁRIO e ENSINO PROFISSIONAL I 165 min

Capacidade max: 16 pax

Ler resistências, descobrir o que fazem condensadores, o que são díodos, transístores e circuitos integrados, e aprender a técnica de soldadura em electrónica, montando um circuito numa placa é o que propomos nesta actividade. No final todos levam o circuito que poderá ser um efeito luminoso, uma sirene com 3 tons diferentes ou um indicador de direcção.

Principais conceitos: electrónica, circuitos, componentes electrónicos, soldadura

 

ROBÓTICA ESPACIAL

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO e ENSINO SECUNDÁRIO I 150 min

Capacidade max: 12 pax

Para quem já programou ou se quer iniciar no mundo da robótica, vamos construir e programar robots para participarem numa missão muito espe(a)cial. Recorrendo aos LEGO®MINDSTORMS EV3 vamos montar um robot com motores e sensores, aprender a programá-lo para reconhecer cores, fazer um seguidor de linha e executar uma missão num ambiente planetário.

Principais conceitos: robótica, sensores, programação

 

MODELAÇÃO E IMPRESSÃO 3D

ENSINO SECUNDÁRIO e ENSINO PROFISSIONAL I 180 min

Capacidade max: 12 pax

Hoje em dia já é possível imprimir carros e casas… e até os astronautas na Estação Espacial Internacional fazem uso de uma impressora 3D. Fica a saber mais sobre esta tecnologia, aprende a modelar em 3D com software open-source e vê projectos a ganharem vida com a impressora 3D da Dòing.

Principais conceitos: fabricação digital, modelação 3D, impressão 3D

 

ARDUINO

ENSINO SECUNDÁRIO e ENSINO PROFISSIONAL I 210 min

Capacidade max: 12 pax I  às 10.00 e às 14.30

O Arduino é uma plataforma electrónica de prototipagem open-source com hardware e software de fácil utilização e dirigido a não especialistas. Pode ser programado com um computador para ler vários tipos de sensores e controlar besouros, motores e outros actuadores. Nesta actividade de iniciação vamos falar sobre computação física, conhecer o Arduino UNO e aprender a programá-lo e a utilizá-lo, através da realização de vários projectos interactivos.

Principais conceitos: computação física, electrónica, microcontrolador, sensores e actuadores, programação

 

A participação nas diferentes actividades requer a marcação e confirmação antecipada, sujeita ao pagamento de 35€ (ou 40€, no caso do 3º CEB, Ensino Secundário, Cursos de Educação e Formação, e Cursos Técnicos e Profissionais) como sinal de reserva. O sinal tem de ser pago no prazo de sete dias a partir do momento em que é feita a reserva e o comprovativo deve ser enviado para o mail das reservas.

 







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