Comunicado de Imprensa

Noite Europeia dos Investigadores 2013

20 de Setembro de 2013



Noite Europeia dos Investigadores 2013


Na noite de 27 de Setembro, sexta-feira, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva revela-lhe como vai ser o futuro em 2020. É a Noite Europeia dos Investigadores 2013

No mesmo dia e à mesma hora, centenas de instituições científicas de 300 cidades europeias promovem uma noite informal entre cientistas e público de todas as idades. Em Portugal, a Ciência Viva coordena esta iniciativa em 28 localidades de norte a sul do país em parceria com o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, a Fundação do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e as Universidades de Lisboa, Évora, Algarve, Açores e Madeira. 

A programação do Pavilhão do Conhecimento é o resultado de uma parceria com o programa MIT Portugal. A festa começa às 18.00, com uma demonstração de skates desenvolvidos por estudantes do Instituto Superior Técnico para percorrer as colinas de Lisboa, e só termina às 00.30. 

Já imaginou ter um armário que lhe dissesse o que guarda lá dentro sem ter de o abrir? E se lhe disséssemos que dentro de pouco anos poderá receber tweets das suas plantas avisando-o para as regar? Na Noite Europeia dos Investigadores vamos mostrar-lhe a tecnologia destas invenções, além de robôs de escritório capazes de interagir com humanos, vacinas sem agulhas nem ais nem uis, e próteses ósseas feitas a partir de escamas e espinhas de peixes. 

Se não se der por satisfeito, não hesite em puxar um cientista pelo braço e pedir-lhe para explicar melhor. Nesta noite vai ter muito por onde escolher. Vai também poder fazer um test drive em carros eléctricos e transformar a sua roupa em tecnologia vestível com LEDs, interruptores e sensores (prepare-se para não passar despercebido).

Entre na Cozinha é um Laboratório, feche os olhos e abra a boca para provar bolo e canapés de insectos e arroz de algas. Vá-se habituando porque este poderá muito bem ser o seu menu do futuro, assim como os alimentos geneticamente melhorados, que vamos servir sob a forma de pastéis de feijão e doces de ovos.

Não pode mesmo perder a Noite Europeia dos Investigadores. Quer venha de carro (eléctrico ou não), bicicleta ou até mesmo de skate, contamos consigo. A entrada é gratuita

Programa completo em www.pavconhecimento.pt ewww.nei2013.eu

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se