Comunicado de Imprensa

Jovens astronautas treinam no Pavilhão do Conhecimento

15 de Abril de 2013



Jovens astronautas treinam no Pavilhão do Conhecimento


 

Amanhã, terça-feira, dia 16 de Abril, duas centenas de alunos portugueses do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico irão fazer treino físico de astronautas no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. É o encerramento do projecto TREINA COMO UM ASTRONAUTA – Missão X, um projecto de ciência e educação da NASA e da ESA (European Space Agency) que pretende estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática da educação física. 

Ricardo Constantino (espeleologista), Maria Abecasis (campeã nacional de surf), André Mendes (colaborador da ESA), Margarida Gaspar de Matos (investigadora da FMH e coordenadora nacional do Health Behaviour in School Aged Children da Organização Mundial de Saúde), Hermínio Barreto (treinador de Basquetebol) e Gonçalo Azevedo Ferreira (jornalista) estarão à conversa com os jovens sobre as vantagens de uma alimentação saudável associada à prática do desporto. 

Este projecto apoiado pela Ciência Viva teve a duração de seis semanas e contou com a participação de 13 escolas do ensino público e privado. No total estão envolvidas 21 equipas e mais de 500 alunos portugueses. Nos meses de Fevereiro e Março os estudantes realizaram, nas suas escolas, tarefas da missão baseadas em ciência, tecnologia, engenharia e conceitos matemáticos. 

As actividades físicas e educativas foram concebidas pela NASA e pela ESA, com a colaboração de cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas. Os exercícios são baseados no treino de preparação para as viagens espaciais. As actividades a realizar no Pavilhão do Conhecimento foram concebidas pela Faculdade de Motricidade Humana. 

Este foi o segundo ano da participação portuguesa neste projecto internacional. Além de Portugal, estão envolvidos estudantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Porto Rico, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça, Noruega, Cazaquistão, Indonésia, Irlanda, Rússia, Estados Unidos América. 

PROGRAMA 

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo