Comunicado de Imprensa

Nova exposição: venha descobrir a ciência que muda o mundo no Pavilhão do Conhecimento

16 de Outubro de 2012



Nova exposição: venha descobrir a ciência que muda o mundo no Pavilhão do Conhecimento


 

 

 

Um mundo dominado por microorganismos sem os quais não conseguiríamos viver, um Universo em expansão, um planeta com recursos finitos e um cérebro que começa a revelar os seus mistérios. Nos últimos 100 anos, o conhecimento científico alterou profundamente a nossa visão do mundo e de nós próprios.



A Ciência que muda o Mundo, a nova exposição interactiva do Pavilhão do Conhecimento, mostra-nos diversas descobertas científicas revolucionárias do último século e como influenciam a nossa vida: dos cuidados básicos de higiene até às aplicações tecnológicas da física quântica.



A inauguração terá lugar na próxima quinta-feira, 18 de Outubro, às 18.00, na presença do ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato.



A Ciência que muda o Mundo foi co-produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em conjunto com os centros de ciência europeus Heureka (Finlândia), Universcience (França) e Museon (Holanda). Está dividida em quatro grandes áreas temáticas: a Vida e a Mente, Viver Melhor, O Sistema Terra e Para além do Visível, abordando temas de Biologia, Psicologia, Sociologia, Geologia e Física, entre outros.



A Vida e a Mente: a ciência alargou consideravelmente o nosso conhecimento sobre o que somos, quem somos e de onde vimos. Aqui o visitante pode exercitar o seu cérebro, pôr à prova a sua capacidade para detectar uma mentira ou fazer uma viagem ao interior das suas células com destino ao ADN.



Viver Melhor: nos últimos 100 anos a esperança média de vida das populações ocidentais praticamente duplicou. Vivemos mais. Será que vivemos melhor? Nesta área podemos explorar o interior do corpo humano recorrendo a técnicas de imagiologia, observar como as nossas cozinhas mudaram a partir do momento em que descobrimos que estávamos rodeados de microorganismos e perceber o têm em comum uma vaca e a vacina do sarampo.



O Sistema Terra: hoje temos consciência de que tudo no nosso planeta está interligado. Viaje até ao interior da Terra e descubra como se formam as montanhas e não saia sem perceber como as suas acções podem influenciar o futuro do nosso planeta.



Para além do Visível: há um século a física era considerada um campo completo da ciência. Em poucas décadas tudo mudou e temos hoje uma forma diferente de olhar para o infinitamente pequeno e para o extremamente grande. Conheça a Teoria da Relatividade de Einstein, observe o rasto das partículas cósmicas que atravessam o seu corpo e mergulhe no mundo de quarks, leptões, mesões e bariões.



Lounge Ciência: este espaço é para descontrair. Nele poderá conhecer cientistas contemporâneos retratados em esculturas e ouvir a história das suas vidas contadas na primeira pessoa. Pode ainda assistir a documentários e responder a um questionário sobre questões éticas relacionadas com os temas da exposição.



Associada à exposição A Ciência que muda o Mundo decorrerão actividades complementares, como debates, palestras e ateliês.



Mais informações em www.pavconhecimento.pt



Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo