Comunicado de Imprensa

Escola Ciência Viva ganha prémio internacional

01 de Outubro de 2012



Escola Ciência Viva ganha prémio internacional


A Escola Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento, abriu as suas portas para o seu terceiro ano lectivo, e teve já uma boa notícia:  a King Baudouin Foundation e a Amgen Internacional acabaram de atribuir a esta escola uma bolsa de 38.500,00 dólares como prémio pela inovação e qualidade do trabalho aí realizado. Mais de 1500 crianças de 30 escolas da cidade de Lisboa vão passar este ano pela Escola Ciência Viva, o primeiro exemplo de uma escola construída num museu de ciência de uma capital Europeia.



Para criar uma atmosfera adaptada ao ensino das ciências e da tecnologia, o Pavilhão do Conhecimento construiu um espaço escolar, onde as crianças, do primeiro ao quarto ano de escolaridade, conversam de perto com cientistas, conduzem experiências de laboratório,  exploram em detalhe as exposições científicas e transformam aquele museu de ciência numa gigantesca sala de aula.



A Escola Ciência Viva é também a primeira escola portuguesa a contar com um Conselho Científico, uma prática habitual nas universidades mas inédita numa escola do 1º ciclo. Especialistas do mundo da ciência e da educação, como Alexandre Quintanilha, Arsélio Pato de Carvalho, Carlos Fiolhais, Maria do Carmo Fonseca, Manuel Paiva, Maria Costa Salema e Ana Maria Bettencourt zelam pela qualidade científica e pedagógica de um projecto que está a ganhar a cidade de Lisboa e a atrair apoios internacionais  de referência.



A partir de hoje, todos os Agrupamentos de Escolas de Lisboa participam nesta escola, com uma das suas turmas do 1º ciclo, que são diariamente transportadas para o Parque das Nações pelos Alfacinhas, os autocarros escolares da Câmara Municipal de Lisboa. Cada turma passa uma semana completa de aulas na Escola Ciência Viva, sob a orientação dos professores das suas escolas de origem.  Durante a semana passada na Escola Ciência Viva os alunos são orientados pelos professores das suas escolas de origem. Este aprofundamento da missão educativa dos centros de ciência está na origem de alguns dos projectos mais inovadores dos últimos anos, como é o caso das museum-schools, de que o Science Centre School, em Los Angeles, é o exemplo mais emblemático.  O prémio agora atribuído é uma prova do interesse com que este projecto da Ciência Viva tem estado a ser seguido na comunidade internacional.



Mais informações:

Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira - 96 156 09 26


Mais informações sobre a Escola Ciência Viva em www.escola.cienciaviva.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo