Noite Europeia dos Investigadores 2012

Noite Europeia dos Investigadores 2012


 

Dezenas de investigadores e atletas marcam encontro no Pavilhão do Conhecimento no próximo dia 28 de Setembro, sexta-feira, na Noite Europeia dos Investigadores 2012.

O mote da edição deste ano é Ciência, Corpo e Desporto e qualquer semelhança nesta noite entre o Pavilhão do Conhecimento e um estádio olímpico não será coincidência. O programa é o resultado de uma colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana e os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal. A entrada é gratuita.

No mesmo dia e à mesma hora, centenas de instituições científicas de 300 cidades europeias promovem uma noite informal entre cientistas e público de todas as idades. Em Portugal, a iniciativa é organizada pela Ciência Viva em parceria com o Instituto de Investigação Científica Tropical, a Universidade do Porto, o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e as universidades de Évora, Algarve, Açores e Madeira.

No Pavilhão do Conhecimento a festa vai durar até altas horas da noite. Só é preciso ter pedalada para aguentar de pé desde as 18.00 às 02.00. Do judo à esgrima, do bilhar ao ténis de mesa, da ginástica ao tiro com arco, ninguém vai ficar parado (mas os atletas a sério prometem dar uma ajudinha aos mais destreinados). Também teremos modalidades que embora não tenham um estatuto olímpico já mereciam uma medalha, como é o caso do Parkour.

Venha perceber como se move o seu corpo com um detector de movimentos, quanto é que uma bicicleta exige de quem pedala e faça um BI eléctrico do seu músculo. Se não se der por satisfeito, não hesite em puxar um cientista pelo braço e pedir-lhe para explicar melhor. Nesta noite vai ter muito por onde escolher. 

E o que dizer das semelhanças entre um cardume de futebolistas e uma equipa de peixes? Ou como a ciência pode inspirar um atleta de rugby numa jogada em campo. Com a mesma inspiração, os finalistas do concurso de comunicação de ciência Famelab irão explicar-nos porque insistimos em correr mesmo quando sabemos que isso nos faz doer.

Entre na Cozinha é um Laboratório e conheça a dieta dos atletas (pensava que era o único sacrificado?). Fique a ver estrelas a céu aberto com a ajuda de um telescópio e ponha à prova a sua cultura científica e desportiva num quiz. E porque nesta noite o tempo é contado ao cronómetro, prometemos que não se irá enfadar com as nossas SPRINTalks.

Quer venha a pedalar, a saltar ou a nadar, não pode mesmo perder a Noite Europeia dos Investigadores. Nem que tenha de correr a maratona para cá chegar, contamos consigo. O evento será transmitido em directo pela SIC Notícias a partir do Pavilhão do Conhecimento (vê, ainda pode aparecer na TV...).

Programa completo em www.pavconhecimento.pt e www.nei2012.eu

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26




Partilhe




ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se