Comunicado de Imprensa

A Matemática das Coisas está de regresso ao Pavilhão do Conhecimento

06 de Março de 2012



A Matemática das Coisas está de regresso ao Pavilhão do Conhecimento




Será que podemos encontrar matemática nas notas de um piano, na programação de TV, num filme de animação ou num espectáculo de circo? O ciclo de conversas A Matemática das Coisas regressa ao Pavilhão do Conhecimento no próximo sábado, 10 de Março, às 16.00. A entrada é gratuita.

Afinar um piano deveria consistir apenas em definir quais as frequências associadas às notas musicais e ajustá-las ao instrumento. Parece fácil mas o processo de afinação de um piano é mais complexo do que pensamos. Junte-se à conversa com a matemática Ana Pereira Vale, da Universidade do Minho, e o afinador de pianos Fernando Rosado e descubra como a matemática e a afinação musical se complementam numa harmonia agradável para os nossos ouvidos.


PRÓXIMOS COLÓQUIOS:

A Matemática na Televisão | 28 Abril | 16.00

Não mude de canal. Assista em directo à conversa com o matemático Dinis Pestana, do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, e Vera Roquette, do Gabinete de Audiências da RTP.

A Matemática na Animação Gráfica |12 Maio | 16.00

Já alguma vez pensou nos números e cálculos por detrás das animações gráficas que vemos nos filmes? Descubra-os com o matemático João Patrício, do Instituto Politécnico de Tomar, e Miguel Abreu, da SketchPixel, a empresa de animação gráfica que deu vida à Popota.

A Matemática nas Artes Circenses | 9 Junho | 16.00

Quantas combinações e técnicas malabares existem? Venha descobrir com o matemático António Machiavelo, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e o Chapitô, escola de artes circenses.


Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo