Laboratório

 

CIÊNCIA DA ILUSÃO

1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 60 MIN

Quem nunca se surpreendeu com uma fascinante ilusão? Mas serão assim tão misteriosas e inexplicáveis? Aceita o desafio e descobre de que forma a ciência ajuda a compreender algumas das confusões provocadas pelos nossos sentidos.

Principais conceitos: refracção, combustão, percepção, tensão superficial, estados físicos da matéria

 

ASAS PARA VOAR

1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 60 MIN

De excelentes corredores em terra firme a nadadores exímios em ambientes aquáticos, as aves ocupam os mais diversos tipos de habitat. Mas como surgiu esta diversidade? Qual a importância dos diferentes tipos de bico, patas e asas na sobrevivência destes animais? Os participantes serão desafiados a analisar e replicar as diferentes estratégias e adaptações anatómicas usadas pelas aves nos diferentes habitats. Vem descobrir que as asas são mais do que penas. 

Principais conceitos: evolução, biodiversidade, anatomia, ecologia

Em a colaboração com a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

 

LABORATÓRIO ESPACIAL

1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 60 MIN

Será possível viajar à velocidade da luz? É verdade que Marte é vermelho por estar coberto de ferrugem? Conseguiremos construir um sabre de luz? Um conjunto de experiências, nas áreas da física e química, promovem a discussão em torno dos mitos e factos da exploração espacial e da ficção científica. Para o espaço e mais além!

Principais conceitos: sistema solar, atmosfera, gravidade, som, luz, laser

 

VISÃO, LENTES, ACÇÃO

2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO I 60 min

De que forma pode a luz laser ser usada para compreender a visão humana? Como funcionam as lentes de uma máquina fotográfica e qual a função da fibra óptica nas telecomunicações? Descobre as propriedades da luz e das lentes, o funcionamento do olho humano e como se corrigem alguns dos defeitos da visão, como a miopia e a hipermetropia.

Principais conceitos: luz, espectros, laser, refracção, difracção, lentes, visão


CORUJA SOB INVESTIGAÇÂO

2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO I 60 min

A investigação da dieta alimentar de alguns animais fornece-nos dados importantes sobre o ecossistema local e possíveis desequilíbrios ambientais, funcionando como um importante indicador ecológico. Nesta actividade experimentamos metodologias e técnicas de trabalho laboratoriais, através da qual podemos estudar a dieta alimentar da coruja-das-torres, relacionando-a com os seus hábitos de vida e a sua importância ecológica.

Principais conceitos: plumadas, anatomia, indicador ecológico, cadeia alimentar

Em a colaboração com a Labor - Laboratório de Ornitologia, Universidade de Évora

 

O MUNDO SECRETO DAS ENZIMAS

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO e ENSINO SECUNDÁRIO I 60 min

Qual o papel das enzimas na digestão e nutrição humana? De que forma são essenciais à vida e por que motivo algumas pessoas têm de evitar o consumo de leite? Através de um conjunto de ensaios químicos e enzimáticos os alunos têm a possibilidade de investigar o mecanismo de acção das enzimas, compreender as suas funções no corpo humano, bem como que papéis desempenham em problemas de saúde.

Principais conceitos: enzimas, processo digestivo, intolerâncias alimentares, açúcares, diabetes, lactose


BIOLOGIA SINTÉTICA

ENSINO SECUNDÁRIO, CURSOS TÉCNICO PROFISSIONAIS, CURSOS EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO I 60 min

A biologia sintética é actualmente um campo da tecnologia em rápida expansão e constante inovação. Envolve a manipulação do ADN com o objectivo de criar sistemas biológicos modificados para a produção de materiais, energia, alimentos, medicamentos e vacinas. Vamos extrair, cortar e analisar ADN plasmídico por electroforese em gel de agarose. Esta actividade serve também de introdução à Bioinformática, através da análise de sequências de ADN com recurso a bases de dados.

Principais conceitos: ADN, biotecnologia, electroforese, bioinformática, plasmídeos, bioética

 

A participação nas diferentes actividades requer a marcação e confirmação antecipada, sujeita ao pagamento de 20€ (ou 30€, no caso de 3º CEB, Ensino Secundário, Cursos de Educação e Formação, e Cursos Técnicos e Profissionais) como sinal de reserva. O sinal tem de ser pago no prazo de sete dias a partir do momento em que é feita a reserva e o comprovativo deve ser enviado para o mail das reservas.

 
















Partilhe




ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se