Algoritmos Criativos

 

Todos os dias interagimos com as mais sofisticadas ferramentas tecnológicas. Inevitavelmente, as artes não escaparam ao fascínio pelo mundo digital. Em Portugal, uma nova geração de criadores, pensadores e mediadores culturais utilizam de forma consistente estas novas linguagens.

A Ciência Viva e o Espaço do Tempo (dirigido pelo coreógrafo Rui Horta) desafiaram vários artistas que se movimentam na área da interactividade digital a criar uma série de projectos expositivos nesse domínio.

Algoritmos Criativos é a resposta a esse desafio, uma mostra de 12 trabalhos em áreas tão diferentes como o design de interacção, a computação física, a robótica, a inteligência artificial e a engenharia de sistemas.

Em Play With Fire brincamos com o fogo e ganhamos consciência ambiental; em Pray for Our Souls somos confrontados com a ausência e a saudade; Sentido Imaginário leva a tridimensionalidade do som aos nossos ouvidos; em WIPO I tentamos encontrar respostas para as grandes questões do Universo; 0 255 0 mostra-nos uma cidade 100% verde; AnonMirror reflecte o anónimo que há em nós;Beleza Descartável desafia-nos a despir preconceitos; Criaturas transforma os nossos corpos em personagens animadas; Teleforma questiona-nos sobre as palavras que usamos; ICU é um robô que segue os nossos movimentos; em Prefall 135 descobrimos como a energia da água pode gerar áudio e visuais em tempo real; e em Onomaphonic observamos a representação visual do som. 

São doze magníficos e surpreendentes projectos que nos reconciliam com o mundo. Literalmente inteligentes, resultado de artistas que são cientistas digitais.

Esta exposição está patente no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, em Lisboa, entre 6 e 26 de Fevereiro. A entrada é gratuita.

Sejam bem-vindos ao presente/futuro!

Brochura da exposição

 





Módulos



O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se