Comunicado de Imprensa

Jovens astronautas treinam no Pavilhão do Conhecimento

30 de Janeiro de 2012



Jovens astronautas treinam no Pavilhão do Conhecimento



Na próxima quinta-feira, 2 de Fevereiro, mais de 200 alunos portugueses do 2.º Ciclo do Ensino Básico irão fazer treino físico de astronautas no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.

É o lançamento da Missão X, um projecto de ciência e educação da NASA e da ESA (European Space Agency) que pretende estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática da educação física.

João Garcia (alpinista), Maria Abecassis (campeã nacional de surf), Manuel Paiva (investigador e colaborador da NASA e da ESA), Pedro Teixeira (docente de Nutrição e Exercício), Hermínio Barreto (treinador de Basquetebol) e Gonçalo Azevedo Ferreira (jornalista) estarão à conversa com os jovens sobre as vantagens de uma alimentação saudável associada à prática do desporto.

Às 14.00, o Pavilhão do Conhecimento estará ligado por videoconferência à Estação Espacial Internacional, onde se encontra o astronauta André Kuipers. Itália, Suíça e Holanda, que estão em competição com Portugal, vão estar ligados em simultâneo ao Espaço para receber as dicas e conselhos deste astronauta sobre exercício físico e nutrição.

Este projecto tem a duração de seis semanas e conta com a participação de nove escolas portuguesas, incluindo a Escola Portuguesa de Moçambique. No total estão envolvidas 13 equipas e 330 alunos. Durante este período, os estudantes realizam, nas suas escolas, tarefas da missão baseadas em ciência, tecnologia, engenharia e conceitos matemáticos.

As actividades físicas e educativas foram concebidas pela NASA e pela ESA, com a colaboração de cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas. Os exercícios da Missão X são baseados no treino de preparação para as viagens espaciais e foram avaliados pela Faculdade de Motricidade Humana.

Além de Portugal, estão envolvidos na Missão X estudantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Porto Rico, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.

PROGRAMA

Mais informações:


Unidade de Comunicação e Imagem

Catarina Figueira: 96 156 09 26

 

www.cienciaviva.pt e www.trainlikeanastronaut.org



English Version

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo