Comunicado de Imprensa

No Dia Nacional do Mar, venha dar um mergulho ao Pavilhão do Conhecimento

14 de Novembro de 2011



No Dia Nacional do Mar, venha dar um mergulho ao Pavilhão do Conhecimento


O estado do tempo não vai melhorar mas, ainda assim, o Pavilhão do Conhecimento convida a um mergulho no oceano na próxima quarta-feira, 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar.


O Laboratório deste centro de ciência será invadido por um mar de actividades para o público escolar. Não será por isso estranho que se avistem "peixes" bioluminescentes e se analise a reprodução dos mexilhões ao microscópio. E antes que algum visitante diga “Desta água não beberei”, poderá fazer uma avaliação experimental de uma das possíveis causas de contaminação das águas subterrâneas e testar diferentes métodos de remoção do petróleo da água do mar.


Mas como O Mar é fixe mas não é só peixe, na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento os visitantes poderão sentar-se aos comandos de uma reachstacker e testar a sua perícia a empilhar contentores, assumir o leme e navegar nas águas do Porto Ciência Viva, mergulhar pelos destroços de um navio ou experimentar uma balsa salva-vidas.


E como criar uma verdadeira cultura científica do oceano? 


Um debate alargado entre investigadores e educadores nos EUA permitiu identificar alguns princípios básicos para o conhecimento do oceano. A Ciência Viva coordenou a adaptação deste projecto à realidade nacional, em colaboração com instituições científicas portuguesas ligadas às Ciências do Mar e às Ciências da Educação. Foram assim identificadas as áreas do currículo escolar onde podem ser abordados temas relacionados com o oceano.


A apresentação pública do projecto Conhecer o Oceano marca o encerramento do Dia Nacional do Mar, às 18.30, no Pavilhão do Conhecimento, com a participação da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, e do Secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Manuel Pinto de Abreu.


Programa completo

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo