Comunicado de Imprensa

O Mar é fixe mas não é só peixe - Embarque na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento

19 de Outubro de 2011



Embarque na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento


Ao longo da história, o mar tem desempenhado um papel importante na evolução da humanidade. Grandes cidades e metrópoles desenvolveram-se em torno de portos naturais e beneficiam ainda hoje do mar, tanto a nível económico como cultural. Daí podermos dizer que O mar é fixe mas não é só peixe. É também ciência, economia, lazer e muito mais.

O mar é igualmente uma boa oportunidade para regressar ao Pavilhão do Conhecimento. A nova exposição temporária deste centro de ciência convida a uma viagem por embarcações e contentores, bóias e faróis, empilhadoras e cabos, portos e marinheiros. Sinta a vibração de um porto onde a mercadoria é o conhecimento da engenharia, da economia, da óptica e da mecânica, sem esquecer as memórias e as tradições.

A inauguração oficial de O mar é fixe mas não é só peixe terá lugar na próxima segunda-feira, 24 de Outubro, às 19h00, e contará com a presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Formada por 30 experiências interactivas, a mostra tem a chancela do Heureka Science Center (Finlândia) e está agora perfeitamente adaptada à realidade portuguesa. O rigor científico dos conteúdos foi garantido pela consultoria dos Portos de Lisboa e Sines, Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Lisnave – Estaleiros Navais e Direcção Geral de Faróis da Marinha Portuguesa.

Sente-se aos comandos de uma reachstacker e teste a sua perícia a empilhar contentores; assuma o leme e navegue nas águas calmas do Porto Ciência Viva; respire fundo e mergulhe pelos destroços do navio Vrouw Maria; faça-se ao mar e experimente subir a uma balsa salva-vidas; descubra se existem cordas a bordo de um navio para além das dos sapatos e dos relógios; defronte um adversário numa verdadeira batalha do conhecimento naval.

Associada à exposição, decorrerão actividades complementares como debates, palestras, ateliês e visitas a navios onde o público ficará a saber de que forma são tratados os resíduos a bordo, como é feita a reciclagem e o abastecimento do combustível, quais os desafios à navegação numa embarcação de grandes dimensões, como é produzida e distribuída a energia, qual o ciclo da água a bordo ou como se controlam as entradas e saídas de produtos num navio.

Nesta exposição o Pavilhão do Conhecimento associa-se à Royal Caribbean International e assim os nossos visitantes habilitam-se a um cruzeiro para duas pessoas pelo Mediterrâneo a bordo do Adventure of the Seas, um dos navios da companhia. Serão três sorteios a realizar no Pavilhão do Conhecimento nos dias 18 de Dezembro, 22 de Abril e 26 de Agosto na presença de todos aqueles que quiserem confirmar ao vivo se o seu bilhete foi um dos contemplados a sair da tômbola.

O Mar é fixe mas não é só peixe pode ser visitada até Agosto de 2012.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt.

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira – 96 156 09 26


Exposição produzida por:







Parceiros:



O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo