Bicharada

Bicharada - Artrópodes e outros invertebrados do nosso quotidiano


Os Invertebrados são animais sem coluna vertebral e os que possuem um exoesqueleto quitinoso, ou seja, um esqueleto exterior em quitina, são os Artrópodes.

A boa adaptação a diferentes ambientes, as vantagens em competição com outras espécies, a excepcional capacidade reprodutora e a sua perfeita organização social - caso das abelhas e formigas - fazem deste grupo animal um dos mais bem sucedidos, com mais de 800 mil espécies.

Nesta exposição podemos descobrir, através de 12 modelos gigantes, porque são diferentes os insectos das aranhas e dos outros invertebrados.

Experimentar o que sentem as formigas ao percorrer o túnel de um formigueiro. Como a borboleta já foi ovo, lagarta e crisálida. Ver como vê a mosca. Ouvir como os insectos cantam. Visitar a colmeia das abelhas. Conhecer os invertebrados que vivem no solo, debaixo de água e até no homem.

Qual é a relação dos insectos com as plantas? Como é o olfacto dos insectos? Quem são os habitantes dos armários da cozinha? E também assistir a pequenos filmes num pequeno mas confortável e divertido auditório em forma de caracol.
Os mais pequenos têm o Passaporte da Bicharada e devem procurar os carimbos para o preencher, para isso, solucionam doze pequenas charadas cujas respostas se encontram na exposição.

 

A exposição "Bicharada" esteve patente de 16-03-2001 a 31-12-2001.


(Download módulos - parte 1)

(Download módulos - parte 2)






Módulos



O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo