A exposição

 

Alguns módulos interactivos do Pavilhão do Conhecimento puseram-se em fuga e estão espalhados por todo o edifício. Venha visitá-los antes que fujam.

Logo junto à bilheteira, pode puxar uma cadeira para descansar um pouco. Não me diga sente o mundo a crescer à sua volta? Hum? Não, na realidade, é a nossa mobília gigante que o faz sentir-se como se fosse uma criança de 3 anos. Não é bom mudar de perspectiva de vez em quando? Então experimente a anamorfose oblíqua no longo corredor escuro. Aqui é um cubo, ali já não é.

Ainda sente uma leve tontura? Suficientemente forte para não arriscar um passeio vertiginoso de bicicleta num cabo a seis metros do solo? Confie nas leis da física. Aqui, mesmo que quisesse cair, não iria conseguir!

Se realmente não caiu da bicicleta, olhe à sua volta no varandim. E que tal? Acha que consegue resolver alguns destes desafios? Pois é...estamos constantemente a ser confrontados com novos desafios. Estes impulsos podem ser problemas que nos causam prejuízos ou aborrecimentos, ou, por outro lado, poderão ser a oportunidade de fazer algo novo, diferente, inovador. Mas quem não gosta de um bom desafio?

Depois de uma visita ao Pavilhão, o mundo pode continuar a ser o mesmo, mas a forma como olhamos para ele é que não.

 
 
 
 

Bicicleta Voadora

Bicicleta Voadora


Já andou numa bicicleta a seis metros do chão?

Aceita o desafio?

Não se preocupe. Mesmo se tombar ligeiramente para um dos lados, a bicicleta não cai e mantém-se em equilíbrio. Todos os corpos são atraídos para a Terra pela força de gravidade e a bicicleta não é exceção. Esta bicicleta tem algo de especial: na parte inferior existe um contrapeso de 200 kg, muito mais pesado do que a bicicleta e o seu condutor. Por ser mais pesado, é o contrapeso que cai em direção ao solo, obrigando a bicicleta a ficar lá em cima. E assim, pode dar uma volta sem risco de cair









Ilusão da Espiral

Ilusão da Espiral


Afasta-te e fixa o centro da espiral em movimento durante pelo menos 20 segundos. Depois olha para a cara do teu amigo ou para a palma da tua mão.

O que acontece?

O nosso cérebro tem células especializadas em percepção do movimento. O movimento contínuo provoca o cansaço das células, levando-as a adaptar-se. Quando este movimento é interrompido, parece dar-se uma inversão da direcção deste. O mesmo acontece quando olhamos pela janela dum comboio ou dum carro. Quando o comboio pára, a paisagem parece deslocar-se na direcção oposta.Este fenómeno é conhecido por “ilusão de cascata”.




 
 

Mesa Gigante

Mesa Gigante



Basta uma mesa para voltar a sentir-se pequenino. Quer experimentar? Esta mesa e cadeiras, numa escala ampliada, mostram-nos como uma criança de três anos vê o mundo à sua volta.

 






A Cadeira que Encolhe

A Cadeira que Encolhe


A cadeira de Beuchet "encolhe" a pessoa sentada porque o nosso cérebro reconhece as duas peças da cadeira como uma só, dificultando o reconhecimento das distâncias.

A esta ilusão chama-se constância de tamanho.




 
 

Bolhas Lentas

Bolhas Lentas



Bombeie ar para o tubo e observe as bolhas a subir. As bolhas deslocam-se devagar porque o óleo é bastante viscoso e oferece resistência a tudo o que atravessa. Quanto mais pequena for a bolha, mais lenta é a sua subida. Quando as bolhas grandes tocam nas mais pequenas, fundem-se. 

 






Equilibrar as Varetas

Equilibrar as Varetas


Quantas formas conhece de equilibrar seis varetas em cima de uma sétima? Puxe pela imaginação.



 
 

Mãos na Areia

Mãos na Areia



Molde a areia e crie paisagens em tempo real. Já reparou que a diferentes altitudes correspondem diferentes cores? As linhas entre as cores, curvas de nível, unem todos os pontos à mesma altitude. O gradiente de cores em conjunto com as curvas de nível indicam se um local é plano ou acidentado.









Sirva-se da Cabeça

Equilibrar as Varetas


O jantar está servido. Puxe uma cadeira e sente-se. Oh! Parece que afinal a sua cabeça é o prato principal. Mas para onde foi o resto do corpo? Para saber a resposta… sirva-se da cabeça.











O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo