Visita virtual interativa



É um espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. São mais de 500 m2 de actividades para makers, curiosos e engenhosos,
nerds e geeks, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas.
A Dòing divide-se em duas áreas:


 
 
 
 

Tinkering

Tinkering


A área Tinkering contém actividades abertas que nos fazem pensar com as mãos, levando-nos a contornar obstáculos e superar-nos a nós mesmos. Os desafios são diversos: explorar circuitos eléctricos, programar robots de forma dinâmica, criar percursos para que um berlinde se desloque entre dois pontos da forma mais rápida, mais lenta ou qualquer outro desafio a que o visitante se proponha. É um espaço de inovação e criatividade destinado a escolas e famílias.









Maker

Maker


A área Maker é um espaço de produção, onde os visitantes podem desenvolver os seus próprios projectos. Desde a construção de peças de roupa e joalharia com componentes electrónicos, à impressão de objectos com impressoras 3D, passando pela fabricação de pequenos gadgets, este é um espaço onde as ideias ganham forma. (disponível de acordo com a programação mensal)




 

Comprar Bilhete Online

 

 

 Actividades permanentes  

 




Tubos de vento

Tubos de vento



Porque gostamos tanto de ver coisinhas a voar?
Cria um objecto que flutue no tubo de vento, que voe mais alto, que rodopie sem parar... Cestas de morango, palhinhas, bolas de ping-pong, pedaços de espuma, tudo se transforma em arte aérea. 









Máquinas de berlindes

Máquinas de berlindes


Pling, póing, tung! É como se fosse um parque de diversões para berlindes.
Constrói uma pista para berlindes com calhas, funis, tubos de PVC e o que mais te vier à cabeça e estiver à mão. A ideia é fazer com que o berlinde vá daqui para ali... Tenta fazer um loop, criar um elevador que transporte o berlinde para o topo da placa ou usar vários berlindes para reacções em cadeia mais complexas.



 




Máquinas de rabiscos

Máquinas de rabiscos



Máquinas impulsivas com uma veia artística, umas de temperamento mais eléctrico, outras de comportamento mais mecânico. Schcraft, schcraft...
Uma máquina de rabiscos é uma engenhoca feita de molas de roupa, elásticos e carretéis de linha que se move deixando uma marca. Consegues alterar o temperamento do artista e criar obras com diferentes estilos?
 









Circuitos eléctricos

Circuitos eléctricos


Há quem chore lágrimas de crocodilo e há quem pense com garra de crocodilo. Há ideias que fazem pling! e outras que fazem buzz!
Usa baterias, lâmpadas, campainhas e interruptores para construir circuitos eléctricos à tua vontade. Os crocodilos não mordem!



 




Estação de robótica

Estação de robótica



Qual é a direita? Qual é a esquerda? Orienta-te e orienta os robôs para superarem diversos desafios. Treina a tua orientação espacial e ajuda robôs a percorrerem labirintos, a ultrapassarem obstáculos, a recolherem objectos ou a cumprirem sérias missões. E para acabar em festa fá-los dançar.
 













O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo