Page 36 - Livro Media Lab 2017
P. 36

2/3/2017                                               Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             104







          O "Empacotamento " foi
          uma atividade vivida
          com grande entusiasmo
          pela turma do 4D




          Tinhamos de construir uma
          embalagem para transportar uma
          batata que tinha de se manter intacta
          até ao fim

          O Manuel mostrou­nos várias embalagens e a
          turma concluiu que existe uma enorme
          variedade, mas todas têm de ser resistentes,
          leves, resistir a uma queda e às vibrações do
          transporte. O objetivo desta atividade era              A embalagem passou em todos os testes e a batata ficou intacta
          percebermos o quanto é difícil construir uma
          embalagem resistente e barata. Existiam
          várias opções de materiais que podíamos  Em seguida passamos aos testes: o 1º foi o  Apesar de todos duvidarem desta embalagem
          escolher. O grupo de que falamos escolheu  peso; 2º resistência ao conseguir aguentar  e ninguém acreditar porque não tinha tampa,
          papel canelado, plástico com bolinhas e um  pesos; 3º o da vibração e, por fim, deixá­la  foi esta de que vos falamos que ganhou, pois
          metro de arame.                      cair de uma certa altura          a batata estava inteira!
          Ao fazer o projeto um dos alunos do grupo
          teve a ideia de fazer uma caixa sem tampa.
          Fizeram uma espécie de casulo embrulhado






                                                                                 Encontro com o cientista
                                                                                 Ricardo Paes Mamede




                                                                                 Somos alunos do 4º ano da Escola Frei Luís
                                                                                 de Sousa, estivemos na Escola Ciência Viva e
                                                                                 numa manhã tivemos um encontro com o
                                                                                 cientista Ricardo Paes Mamede.
                                                                                 Este cientista explicou­nos o que é a
                                                                                 Economia, o que faz um economista e o que
                                                                                 pode um cientista investigar na área da
                                                                                 economia.
                                                                                 Tivemos também oportunidade de expor as
                                                                                 nossas dúvidas e de obter respostas.



                                     Uma sessão muito divertida em que aprendemos muito



          A Hora do Código                    Afinal o que é a                  Uma semana na Escola
                                              ciência?                          Ciência Viva

          Participámos numa atividade em      A ciência é uma coisa muito gira.  Estivemos uma semana na ECV, onde
          que aprendemos a programar. O       Podemos construir várias coisas como:  tivemos oportunidade de fazer
          jogo funcionava da seguinte         tintas, lápis, barcos, etc.       experiências e descobertas, vestir batas
                                                                                como os cientistas, aprender ciência a
                                              A ciência também pode ser a construção
          forma: havia uma espécie de robô,   de nós próprios. Todas as pessoas podem brincar, visitar e explorar as exposições, e
          quadrados cinzentos e quadrados     e sabem fazer ciência.            ir à Oficina Dóing, onde aprendemos
          azuis, instruções e comandos:                                         muito.
          avançar, virar à direita ou à
          esquerda, saltar e uma lâmpada.



      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1138/                                                          2/2
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41