Page 36 - Livro Media Lab 2017
P. 36
2/3/2017 Medialab
Viva a Ciência 104
O "Empacotamento " foi
uma atividade vivida
com grande entusiasmo
pela turma do 4D
Tinhamos de construir uma
embalagem para transportar uma
batata que tinha de se manter intacta
até ao fim
O Manuel mostrounos várias embalagens e a
turma concluiu que existe uma enorme
variedade, mas todas têm de ser resistentes,
leves, resistir a uma queda e às vibrações do
transporte. O objetivo desta atividade era A embalagem passou em todos os testes e a batata ficou intacta
percebermos o quanto é difícil construir uma
embalagem resistente e barata. Existiam
várias opções de materiais que podíamos Em seguida passamos aos testes: o 1º foi o Apesar de todos duvidarem desta embalagem
escolher. O grupo de que falamos escolheu peso; 2º resistência ao conseguir aguentar e ninguém acreditar porque não tinha tampa,
papel canelado, plástico com bolinhas e um pesos; 3º o da vibração e, por fim, deixála foi esta de que vos falamos que ganhou, pois
metro de arame. cair de uma certa altura a batata estava inteira!
Ao fazer o projeto um dos alunos do grupo
teve a ideia de fazer uma caixa sem tampa.
Fizeram uma espécie de casulo embrulhado
Encontro com o cientista
Ricardo Paes Mamede
Somos alunos do 4º ano da Escola Frei Luís
de Sousa, estivemos na Escola Ciência Viva e
numa manhã tivemos um encontro com o
cientista Ricardo Paes Mamede.
Este cientista explicounos o que é a
Economia, o que faz um economista e o que
pode um cientista investigar na área da
economia.
Tivemos também oportunidade de expor as
nossas dúvidas e de obter respostas.
Uma sessão muito divertida em que aprendemos muito
A Hora do Código Afinal o que é a Uma semana na Escola
ciência? Ciência Viva
Participámos numa atividade em A ciência é uma coisa muito gira. Estivemos uma semana na ECV, onde
que aprendemos a programar. O Podemos construir várias coisas como: tivemos oportunidade de fazer
jogo funcionava da seguinte tintas, lápis, barcos, etc. experiências e descobertas, vestir batas
como os cientistas, aprender ciência a
A ciência também pode ser a construção
forma: havia uma espécie de robô, de nós próprios. Todas as pessoas podem brincar, visitar e explorar as exposições, e
quadrados cinzentos e quadrados e sabem fazer ciência. ir à Oficina Dóing, onde aprendemos
azuis, instruções e comandos: muito.
avançar, virar à direita ou à
esquerda, saltar e uma lâmpada.
http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1138/ 2/2