Page 40 - Livro Media Lab 2017
P. 40

1/9/2017                                               Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             101







          “Eco­sensores 4Healht”









          Medição do som ­ atividade com os
          sensores



          Na segunda­feira, dia 21 de novembro, a Sofia
          ensinou­nos a medir o som com os iPads.
          Medimos o silêncio, as palmas, água a correr e
          os meninos a conversar.
          Aprendemos que a unidade do som é o decibel             Alunos a fazerem medições com a aplicação SPARKvue da PASCO
          e representa­se por dB.
          Íamos medindo e registando os valores e
          também como nos sentíamos. Achámos que os  Aprendemos que os sons abaixo de 50 dB são  Concluímos que mesmo em silêncio não
          sons mais baixos eram agradáveis e os mais  os mais confortáveis e que acima dos 80 dB  conseguimos 0dB devido aos sons do
          altos desconfortáveis.               podem ser prejudiciais à saúde, provocando  ambiente e que o conforto depende de todos!
          Na sexta­feira fomos medir as mesmas coisas  mesmo perdas auditivas.
          no jardim. Quando chegámos à sala
          construímos um gráfico de barras.








                                                                                 Hora do Código





                                                                                 A Hora do código é uma demonstração
                                                                                 divertida de programação, sendo apresentada
                                                                                 em forma de jogo. Nestes jogos somos
                                                                                 “programadores” e temos de escrever linhas
                                                                                 de código para ajudar o boneco a chegar ao
                                                                                 local pretendido.
                                                                                 Depois destas atividades de programação
                                                                                 percebemos que não é só um jogo, mas sim
                                                                                 atividades que nos ajudam a trabalhar o
                                                                                 cérebro….
                                                                                 Se ainda não experimentaste, está na Hora!


                                                            A Hora do Código na ECV



          A Física através do judo Afinal o que é a                             Arriscas ou não?
                                              ciência?

          Fizemos judo e aprendemos que é     A ciência é o que nos ajuda a descobrir  O risco é uma consequência de uma
          uma arte marcial que tem como       coisas novas, para quem quer sempre  decisão.Na exposição RISCO onde
          objetivo imobilizar o adversário    aprender mais e ter sempre dúvidas. É  experimentámos várias atividades,
                                                                                percebemos que existem situações onde
                                              descobrir mais coisas para tirar dúvidas
          com as costas no chão sem           sobre as minhas dúvidas. É o que nos  devemos correr riscos/arriscar, pois é
          violência. Para isso, cada um tem   ajuda a resolver os problemas.    divertido e, por vezes desafiante e outras
          de desequilibrar o colega. A base é                                   onde pode ser perigoso.
          uma superfície formada pelos
          nossos pés.



      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1134/                                                          2/2
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45