Page 32 - Livro Media Lab 2017
P. 32

4/18/2017                                              Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             106







          Eco­Sensores4Health









          A importância do som…





          Na segunda­feira, dia 16 de janeiro, foi­nos
          apresentado o projeto “Eco­Sensores 4Health”.
          Vimos a imagem do sistema auditivo, onde
          estava representada a membrana do tímpano.
          Fizemos várias experiências que nos ajudaram                                       Os sons são ondas a vibrar…
          a clarificar o significado de “vibrar”, de “ondas
          sonoras” e como funciona o tímpano. Também
          aprendemos que o som se propaga em   Com a ajuda de uma aplicação instalada nos  Não nos esqueceremos que os sons iguais ou
          diferentes meios e que existe uma unidade  tablets medimos sons, dentro e fora da sala  superiores a 80 dB danificam a nossa
          que mede o som, o decibel (dB).      de aula, e construímos gráficos que nos  audição, conforme o tempo de exposição aos
                                               permitiram tirar conclusões       mesmos.










                                                                                 Quem não arrisca não
                                                                                 petisca!




                                                                                 Os cientistas do 4º2ª da EB1 Jorge Barradas
                                                                                 estiveram na Escola Ciência Viva. A turma foi
                                                                                 visitar a nova exposição “Risco”.
                                                                                 Nessa exposição havia três grandes áreas: a
                                                                                 verde “O que é o risco?”, a vermelha “A
                                                                                 audácia individual” e a azul “Riscos
                                                                                 partilhados”.
                                                                                 Nesta exposição os alunos aprenderam que
                                                                                 todos os dias corremos riscos.
                                                                                 Uma das atividades neste percurso de riscos
                                                                                 é desativar uma bomba.
                                                                                 Será que vão conseguir?

                    Os cientistas do 4º2ª da EB1 Jorge Barradas estiveram na Escola Ciência Viva



          À descoberta do                     Afinal o que é a                  O snack saudável
          Laboratório                         ciência?

          A visita ao Laboratório começou     ... é a descoberta do mundo;      Fizemos uma deliciosa sobremesa
          com uma ilusão.Uma vez revelado     ... é tudo o que nos rodeia;      “madalenas de fruta”. Descobrimos alguns
          o segredo da carta misteriosa       ... é fonte de conhecimento;      nutrientes que fazem muito bem à saúde
                                              ... é inspiradora e divertida;
                                                                                e aprendemos a combinar ingredientes, a
          fomos à descoberta da tensão        ... é descobrir e aprender o que os  medi­los e a pesá­los. A cozinha é um
          superficial da água.Nenhum de nós   cientistas fazem;                 laboratório porque podemos experimentar
          imaginava que um inseto, o          ... é difícil mas muito divertida.  coisas novas.
          alfaiate, poderia aproveitar­se
          desta tensão para sobreviver.



      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1159/                                                          2/2
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37