Page 30 - Livro Media Lab 2017
P. 30

4/18/2017                                              Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             107







          Engenheiros, mãos à
          obra!








          Precisamos de imaginação, alguma
          criatividade e muita vontade de
          vencer


          Numa das atividades realizadas na Escola
          Ciência Viva, fomos desafiados a construir uma
          estrutura resistente aos sismos. Em grupo,
          tivemos de eleger os materiais e... pôr mãos à
          obra!                                                       Estruturas construídas pela turma prontas a serem testadas
          Escolhemos entre os diferentes tipos de solo:
          solo franco, areia de grão fino ou cascalho.
          Construímos estruturas com paus de madeira,  Aprendemos a importância de acreditar no  E descobrimos que juntos somos mais fortes!
          arames ou palhinhas e usámos fita­cola.  trabalho em equipa e de não desistir perante
          Também pusemos plasticina, esferovite e  as dificuldades.
          esponja para fortificar a nossa construção.
          Não foi fácil! Mas foi muito divertido!









                                                                                 Explora – atividades em
                                                                                 grupo




                                                                                 Nós fizemos bolas de sabão gigantes…
                                                                                 tentámos ver o arco­íris, mas nem sempre
                                                                                 conseguimos, tirámos fotografias das nossas
                                                                                 sombras, que pudemos observar na parede, o
                                                                                 que foi ao mesmo tempo assustador e
                                                                                 divertido… Conseguimos criar e parar,
                                                                                 algumas vezes, um tornado. Algumas das
                                                                                 atividades levaram­nos a pensar que eramos
                                                                                 pequenos mágicos, que tínhamos entrado
                                                                                 num mundo de magia, onde o que vemos
                                                                                 nem sempre é o que nos parece ser…


                       Ecrã de alfinetes­com a pressão das nossas mãos criámos muitas sombras



          Programadores em                    Afinal o que é a                  O risco depende das
          aprendizagem                        ciência?                          nossas decisões!

          No Scratch Jr, com os iPads,        A ciência é fazer e aprender mais; é  Gostámos de explorar a exposição
          aprendemos a criar cenários         explorar coisas novas; é descobrir; é  Risco porque foi:
          divertidos, escolher personagens e  criativa; é matemática; é trabalhar em  divertido... jogar a Roleta e arriscar
                                                                                apanhar um choque; arriscado... subir
                                              grupo…
          introduzir movimentos e sons.       A ciência, para mim, é tudo!      ao cume da montanha; desafiante...
          Construímos histórias, algumas                                        atravessar o labirinto “bêbado”;
          estranhas, se calhar sem sentido e                                    emocionante... tentar desativar a
          outras engraçadas.                                                    bomba.





      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1157/                                                          2/2
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35