Page 26 - Livro Media Lab 2017
P. 26

4/18/2017                                              Medialab
                                                   Viva a Ciência                                             109







          Eco­sensores4Health – o
          som








          Um contributo para a nossa saúde e
          para o ambiente – aprender para agir



          Na Escola Ciência Viva do Pavilhão do
          Conhecimento, eu e os meus colegas,
          aprendemos o que era o som, de onde vem,
          como se propaga e como se mede. Assim,
          aprendi que o som se propaga por ondas             A equipa a fazer medições de som no exterior com a aplicação Sparkvue
          sonoras, por isso diferentes sons são
          produzidos por diferentes ondas sonoras.
          Mas é preciso ter cuidado porque há certos  Aprendemos também que a medida do som é  E que a qualidade do ambiente sonoro
          sons que fazem mal aos nossos tímpanos,  o decibel e que para medirmos o som usamos  depende de todos nós e que temos de
          como a sirene de ambulância, tráfego de rua,  um sonómetro.            aprender a proteger os nossos tímpanos!
          etc.










                                                                                 Fomos (Somos)
                                                                                 cientistas!




                                                                                 Durante estes dias realizámos várias
                                                                                 atividades ligadas a todas as áreas que
                                                                                 trabalhamos na nossa escola. A Ciência é
                                                                                 assim! Sentimo­nos verdadeiros cientistas
                                                                                 com bata e tudo! Foi uma semana em que
                                                                                 pusemos as “mãos na massa” nas várias
                                                                                 actividades e explorámos temas muito
                                                                                 interessantes.
                                                                                 Deixámos a maior surpresa de todas para o
                                                                                 fim: Conhecemos o nosso Presidente da
                                                                                 República, que foi muito simpático. Foi um
                                                                                 encontro inesquecível

                                            Para nós esta foi a melhor semana de sempre!



          Risco – uma exposição               Afinal o que é a                  Loucura saudável no
          a conhecer                          ciência?                          Bom Apetite!

          No Pavilhão do Conhecimento         A ciência é ter uma explicação para as  Jogámos matraquilhos em que os
          podemos encontrar uma exposição     coisas, compreender o nosso dia­a­dia.  jogadores eram garfos e facas e as
          muito engraçada que se chama        É muito importante para o futuro das  balizas umas bocarras. Fizemos uma
                                                                                corrida de alimentos saudáveis e não
                                              pessoas.
          Risco. Tem uma mesa que dá          É uma espécie de “matéria” que as  saudáveis. Vimos vídeos sobre a
          pequenos choques elétricos, uma     pessoas de várias nacionalidades  importância de uma alimentação
          bomba para desativar e uns óculos   estudam e envolve muitos          saudável. É uma exposição a não
          num capacete que nos dão a          conhecimentos.                    perder!
          sensação de estarmos
          embriagados.


      http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1160/                                                          2/2
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31