Page 83 - brochura_oferta_educativa_2020.pdf
P. 83
a partir de
março 2021
PERFURAR A ÁGUA DEBAIXO
A LUA DOS NOSSOS PÉS
A missão Apollo 17 trouxe para a A hidrogeologia estuda o movimento,
Terra cerca de 3 metros de sondagens volume e distribuição das águas
provenientes da Lua. A recolha de subterrâneas. Em rochas porosas
sondagens por perfuração é uma prática a velocidade de deslocamento e
comum na prospeção e captação de capacidade de armazenamento da água
águas subterrâneas, construção civil é maior do que em rochas cristalinas. A
ou indústrias petrolíferas, e permite água é um recurso que tem diminuído
ter acesso a informações importantes, à medida que a população mundial
como a estrutura e composição das cresce. Hoje, como nunca, assiste-se
rochas. Nesta atividade vamos analisar a uma sobreexploração dos recursos
e interpretar estes dados e perceber a hídricos. Nesta atividade, vamos
importância que a recolha de informação perceber como a água percola no solo e
geológica do subsolo tem para o nosso como este recurso pode ser facilmente
conhecimento sobre a Lua. contaminado através da ação humana.
GEOLOGIA PLANETÁRIA · PERFURAÇÃO · AQUÍFEROS · POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
MISSÕES DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL SUBTERRÂNEAS · ECOSSISTEMAS ·
60 MIN CLIMA
60 MIN
PLASMAS...
O QUE SÃO? UMA JANELA PARA A
HISTÓRIA DA TERRA
O plasma é um estado da matéria, onde
o nível energético é tão elevado que Como são formadas as rochas
se comporta de uma forma diferente sedimentares? Que informação
dos outros estados da matéria. Nesta fornecem os fósseis? E qual é a sua
atividade vamos perceber o que é o importância? Durante esta atividade,
plasma e como podemos utilizar este os alunos vão elaborar pequenos
estado de elevada energia para obter moldes e contramoldes de fósseis em
informações sobre a composição das alginato e gesso, enquanto discutem
estrelas, atmosferas e outros materiais. a importância da sua aplicação em
paleontologia.
ESTRELAS · QUÍMICA · GASES NOBRES ·
ESPETRO ELETROMAGNÉTICO ROCHAS SEDIMENTARES · FÓSSEIS ·
60 MIN PALEO-AMBIENTES · GEOCRONOLOGIA ·
GEO-HISTÓRIA
60 MIN
79