Page 2 - Livro Media Lab 2017
P. 2
6/29/2017 Medialab
Viva a Ciência 121
Visita à Oficina Dóing
Um espaço onde as nossas ideias
ganham forma
Gostámos muito da Dóing onde pudemos
aprender, explorar e desenvolver trabalhos
fazendo/aprendendo. Fazer as coisas na
prática e experienciálas ajudounos a
questionar, a descobrir novas experiências e Alunos da turma do 3º ano da EB1 S. João de Brito nos circuitos elétricos
novos métodos de fazer acontecer, pois
ajudounos a desenvolver o nosso pensamento
crítico. Construímos aviões de papel, máquina de Proporcionou aos alunos condições para
rabiscos, circuitos elétricos, balões para os construírem conhecimento frente a situações
tubos de vento e labirintos para berlindes. específicas e concretizarem um trabalho
interdisciplinar.
Bicicleta Voadora
A bicicleta voadora andava sobre um cabo de
aço. Por baixo tinha 200 kg. Havia também
uma rede de proteção. Está suspensa à altura
de 6 metros. Muitos alunos da turma
andaram na bicicleta voadora. Foi muito
engraçado porque parecia que ia tombar! Até
parecia que a bicicleta estava a voar, mas era
como se estivesse a andar no chão. Quatro
alunos não andaram porque sentiram medo.
Às vezes temos dificuldade em superar os
nossos medos.
A nossa turma aceitou o desafio de andar numa bicicleta a 6 metros do chão
Aprendemos tudo sobre Afinal o que é a Hora do Código
o Magnetismo… ciência?
Está relacionado com a atração ou Para mim, a Ciência é: Na Hora do Código a nossa turma esteve
repulsão entre determinados …uma maneira do ser humano perceber e a jogar nos iPads um jogo chamado
materiais, sobretudo nos ímanes saber o que está à nossa volta. “Lightbot”. O objetivo deste jogo era
…darmos a nossa opinião sem medo de
ajudar um robô a percorrer um caminho e
ou materiais ditos ferromagnéticos. estarem erradas porque na ciência não há no fim acender uma luz. Com este jogo
Foram muitas as experiências que certos nem errados... aprendemos Português, Matemática e até
fizemos. Adorámos perceber o Estudo do Meio.
porquê da repulsão e atração de
alguns materiais.
http://medialab.dn.pt/jornal/t2/printjornal/1200/ 2/2