Page 8 - LivroMediaLab_2015_2016
P. 8

Viva a Ciência                                           87






          De 9 a 13 de maio
          estivemos no Pavilhão do
          Conhecimento a ter aulas
          na Escola da Ciência Viva




          Aprendemos muito e foi muito
          divertido



          Fizemos várias atividades como por exemplo:
          Dóing, Bicicleta Voadora e a Exposição Explora.
          Na Dóing fizemos aviões, circuitos elétricos,
          máquinas voadoras e máquinas de rabiscos.
          Na Bicicleta Voadora tínhamos de ter algumas           Atividades na Dóing, Explora e a jogar Kahoot da Matemática
          regras como não nos atirarmos e dar impulso
          para a frente e para trás.
                                             Na Exposição Explora estivemos a ler e a  e nessa parede ficava a nossa sombra.
                                             experimentar várias coisas e o que foi mais  Também fomos jogar o Kahoot da Matemática
                                             divertido foi a sala das sombras onde tirámos  nos tablets e também cantamos o Hino da
                                             fotografias numa parede          ECV.









                                                                              Cozinheiros cientistas





                                                                              A cozinha foi a sala de aula durante 1h30min.
                                                                              Funcionou como um laboratório onde fizemos
                                                                              experiências. A partir de uma receita, fizemos
                                                                              dónutes saudáveis que pareciam roscas.
                                                                              Revimos várias unidades de medida e usámos
                                                                              instrumentos de medição. Ao microscópio,
                                                                              vimos o fungo que foi adicionado à massa.
                                                                              Descobrimos que era um ser vivo, que
                                                                              despertava em água morna e que fazia a
                                                                              massa crescer ao libertar o CO2 – dióxido de
                                                                              carbono.

                                      A medir os ingredientes para os dónutes saudáveis




          O céu é azul?                     Afinal o que é a                Plantas e solos
                                            ciência?

          No laboratório fizemos uma        O cientista é uma pessoa que descobre  Relembrámos a constituição de uma
          atividade e aprendemos que o céu é  soluções para alguns problemas. A 1ª  planta completa e fizemos experiências
          violeta por causa dos raios       coisa que um cientista faz é observar compara descobrir o tipo de solo ideal para o
                                                                            seu desenvolvimento. Realizámos uma
                                            atenção e paciência. A 2ª coisa é fazer
          ultravioleta, mas nós vemo­lo azul  perguntas e a 3ª coisa é fazer  experiência sobre germinação.
          porque os nossos olhos veem muito  experiências. Algumas vezes corre bem e Estudámos as características dos solos
          bem as três cores primárias que são  outras corre mal.            (textura, cor, cheiro…).
          o azul, o verde e o vermelho.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13