Page 36 - Oferta Educativa 2018 / 2019
P. 36

perdidos no laBirinto                                     reaçÕes em Cadeia                                             a CarreGar Baterias                                     em ContrarrelÓGio

        2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 90 MIN                2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 90 MIN                    3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E CURSOS EDUCAÇÃO E          3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO |
                                                                                                                                FORMAÇÃO | 90 MIN                                       2 HORAS
        Conseguirá o robô “encontrar” a saída?                    Bolas, colheres, paus de espetada, blocos de                  CAPACIDADE MÁXIMA: 16 PARTICIPANTES
        Nesta atividade, os alunos vão ser desafiados             madeira, varetas metálicas e balões… Qual a causa?                                                                    Escolher rampas, pórticos e pontes, definir curvas
        a desenhar e montar um labirinto para os robôs            E o efeito?                                                   Será possível carregar o telemóvel apenas com           e cruzamentos, e montar o autódromo. Assim se
        atravessarem. Para cumprir a missão com                                                                                 a luz do Sol? Com esta atividade, os alunos vão         prepara uma corrida!
        sucesso, cada robô deverá recolher os objetos             Construindo um percurso com materiais comuns e                aprender a aproveitar esta energia limpa e gratuita,
        dispersos e chegar ao fim do labirinto no tempo           blocos elétricos, os alunos vão explorar a relação            ao mesmo tempo que se iniciam na soldadura.             Os alunos vão construir capacetes para Ozobots
        limite. Que equipa conseguirá o melhor tempo?             entre causa e efeito. Tendo em mente que cada                 Ao montar um circuito para um carregador de             (micro-robôs de 2.5 cm de altura) e programá-los
                                                                  projeto deverá ativar o projeto de um outro grupo,            telemóveis ligado a painéis fotovoltaicos, vão ficar    usando OzoBlockly, uma linguagem de programação
        robôs | orientação espacial | instruções                  o desafio é escolher os materiais mais adequados              a conhecer alguns componentes eletrónicos e a           por blocos. 3,2,1… Vamos descobrir qual chegará
                                                                  para interações entre objetos. No final, bastará um           sua simbologia.                                         primeiro à meta!
                                                                  simples impulso inicial para comprovar o efeito
                                                                  dominó.                                                       eletrónica | soldadura | energia solar | painel         robótica | sensores | programação
                                                                                                                                fotovoltaico
                                                                  causa e efeito | reação em cadeia


                                                                                                                                                                                                                                          37
    32                                                                                                                                                                                                                                    33
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40