Page 36 - Oferta Educativa 2018 / 2019
P. 36
perdidos no laBirinto reaçÕes em Cadeia a CarreGar Baterias em ContrarrelÓGio
2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 90 MIN 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO | 90 MIN 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E CURSOS EDUCAÇÃO E 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO |
FORMAÇÃO | 90 MIN 2 HORAS
Conseguirá o robô “encontrar” a saída? Bolas, colheres, paus de espetada, blocos de CAPACIDADE MÁXIMA: 16 PARTICIPANTES
Nesta atividade, os alunos vão ser desafiados madeira, varetas metálicas e balões… Qual a causa? Escolher rampas, pórticos e pontes, definir curvas
a desenhar e montar um labirinto para os robôs E o efeito? Será possível carregar o telemóvel apenas com e cruzamentos, e montar o autódromo. Assim se
atravessarem. Para cumprir a missão com a luz do Sol? Com esta atividade, os alunos vão prepara uma corrida!
sucesso, cada robô deverá recolher os objetos Construindo um percurso com materiais comuns e aprender a aproveitar esta energia limpa e gratuita,
dispersos e chegar ao fim do labirinto no tempo blocos elétricos, os alunos vão explorar a relação ao mesmo tempo que se iniciam na soldadura. Os alunos vão construir capacetes para Ozobots
limite. Que equipa conseguirá o melhor tempo? entre causa e efeito. Tendo em mente que cada Ao montar um circuito para um carregador de (micro-robôs de 2.5 cm de altura) e programá-los
projeto deverá ativar o projeto de um outro grupo, telemóveis ligado a painéis fotovoltaicos, vão ficar usando OzoBlockly, uma linguagem de programação
robôs | orientação espacial | instruções o desafio é escolher os materiais mais adequados a conhecer alguns componentes eletrónicos e a por blocos. 3,2,1… Vamos descobrir qual chegará
para interações entre objetos. No final, bastará um sua simbologia. primeiro à meta!
simples impulso inicial para comprovar o efeito
dominó. eletrónica | soldadura | energia solar | painel robótica | sensores | programação
fotovoltaico
causa e efeito | reação em cadeia
37
32 33