Page 6 - Livro MediaLab 2019-2020
P. 6

Viva a Ciência                                          200







    Explorando a luz
















    No Explora fomos desafiados a
    descobrir os segredos da luz. Com
    um tablet cheio de perguntas,
    fomos autênticos exploradores.       Os alunos da EB Arco-Íris na escadaria de acesso ao Jardim da Girafa
    Sabiam que a pupila do nosso
    olho tem semelhanças com o
    diafragma     das      máquinas    Quando há muita luz, a nossa pupila diminui para se defender do
    fotográficas?                      excesso de luz e não ficarmos encandeados; quando está muito escuro,
                                       a nossa pupila aumenta para deixar entrar mais luz. Aprendemos
                                       também que na luz “branca” estão todas as cores.






                                                                          Física através do judo


                                                                    Foi a partir da aula de judo que
                                                                    aprendemos alguns conceitos ligados à
                                                                    Física: aprendemos a 1ª, 2ª e 3ª Lei de
                                                                    Newton. A 1ª Lei explica que para um
                                                                    corpo se mexer temos que lhe aplicar
                                                                    uma força; a 2ª Lei diz que há uma
                                                                    relação entre a força e a massa de um
                                                                    corpo em movimento; e a 3ª Lei diz que
                                                                    quando um corpo exerce força sobre
                                                                    outro, o segundo corpo também exerce
                                                                    uma força sobre o primeiro, igual mas
                                                                    em sentido contrário. Adorámos!
       Os alunos da EB Mestre Arnaldo Louro de Almeida durante os
       exercícios da aula de Física através do Judo




                                                                            Encontro com o físico
          As nossas pontes                      Sabias que…
                                                                               Pedro Brogueira
     Cada grupo construiu uma ponte      Já alguma vez olhaste para o céu  O Pedro ensinou-nos como se
     em   35   minutos,  com   vários    durante uma trovoada? Primeiro  propagam as ondas sonoras e de
     materiais:     corda,    arame,     vê-se o raio a rasgar o céu sem  luz. Fizemos experiências com
     plasticina...  Pensámos      na     que haja qualquer som, só depois  lasers,  transformámos    um
     resistência,   flexibilidade  e     se ouve o rugido do trovão.     cabide num sino, fizemos uma
     estrutura das pontes para que       Primeiro a luz, depois o som.   orquestra   de    palhinhas  e
     suportasse alguma carga. Depois     Para saber mais consulta:       acendemos uma luz com uma
     testámo-las. A mais resistente      https://www.rtp.pt/play/zigzag/p  seringa. Foi fixe e aprendemos
     aguentou uma massa de 1500g.        2739/e380999/                   muito!!!
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11